Empresas de ônibus já trabalham com a meta de zero acidentes, pois transportam a carga mais preciosa que existe: pessoas.
Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America
A introdução da campanha Zero Acidentes, pela Volvo, no Brasil, é parte de uma estratégia global do Grupo Volvo e acontece num momento importante, para o país. O crescimento da frota de veículos tem agravado a situação, e o nosso país não tem conseguido reduzir o número de acidentes e vítimas do trânsito, apesar dos esforços de alguns segmentos da sociedade em se engajar na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, definida pela ONU via Organização Mundial da Saúde.
Mas devo destacar que há muito as empresas brasileiras de transporte de passageiros trabalham com essa meta, de zero acidentes. Posso dizer, sem medo de errar, algumas empresas de ônibus tratam a segurança com o mesmo rigor com é tratada pelas companhias aéreas. Os cuidados com manutenção, o treinamento das equipes e os procedimentos de segurança, vem se tornando cada vez mais rigorosos e eficazes nas empresas de ônibus.
Isto porque para o transportador de ônibus, além da tripulação, a vida dos passageiros é o bem mais precioso a ser preservado. Aqui, mais do que nunca, aplica-se a frase dos fundadores da Volvo, Assar Gabrielsson e Gustaf Larsson: ?Veículos são feitos por pessoas e para transportar pessoas. Por isso o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança?.
Ao lado de qualidade e cuidado com o meio ambiente, a segurança é um dos valores essenciais da Volvo e, em todo o mundo, nossos clientes reconhecem os produtos Volvo como os mais seguros.
Além da segurança dos veículos, seja passiva ou ativa, em tudo que fazemos colocamos a segurança como princípio, como cuidado essencial. E a Volvo Bus destaca-se também por oferecer soluções completas, e não apenas veículos. Procuramos participar da elaboração de projetos de mobilidade em cidades de todo o Brasil e demais países da América Latina. Também ajudamos os transportadores rodoviários a configurar desenvolver as melhores soluções para suas operações. Então, o DNA de segurança da Volvo está sempre presente, em cada nova solução, em cada configuração de veículo ou linha, rota, ou sistema de transporte onde estamos presentes.
É verdade que esta não é uma meta fácil. Mas estou certo de que temos, nos transportadores de passageiros, grandes aliados à causa de Zero Acidentes. Entretanto, eles também precisam da colaboração de outros setores da sociedade para levar a efeito a proposta de atingir zero acidentes.