Dicas sobre como contribuir para uma nova cultura de segurança no trânsito
Em todos os segmentos da cadeia de transporte, são as pessoas que fazem tudo acontecer e suas atitudes influenciam o comportamento de todos com que se relacionam. Por isso, o melhor caminho para a mudança da cultura de segurança no trânsito é a prática que começa em cada um, dentro das empresas, instituições, ou no dia-a-dia da boleia de um caminhão ou ônibus.
A seguir, apresentamos algumas dicas que podem servir de inspiração para quem quiser participar da meta de reduzir a zero os acidentes de trânsito em nosso país.
- Procure disseminar, sempre que tiver oportunidade, a importância de atuar de forma mais efetiva na prevenção dos acidentes nas ruas e estradas.
- Aproveite as oportunidades – no local de trabalho, em casa, no clube, nas escolas, nos clientes, fornecedores e demais parceiros ? para falar sobre o Zero Acidentes e comportamento seguro.
- O respeito com as pessoas no trânsito é fator fundamental para reduzir riscos de acidentes. Assim, nos espaços de estacionamento e no trânsito procure sempre respeitar as regras de sinalização e os limites de velocidade, zelando pela sua segurança e dos demais.
- A premissa e fator decisivo do Zero Acidentes é o comportamento seguro, que deve fazer parte do nosso dia a dia no trânsito, seja como pedestre, motorista, ciclista, motociclista ou passageiro.
- Vale a pena reforçar: use o cinto de segurança também no banco de trás, em ônibus e vans; respeite a sinalização; os limites de velocidade e, se estiver de moto, busque trafegar com segurança redobrada entre os demais veículos.