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Em 1988, o Programa conquistou o Prêmio de Opinião Pública do Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo, o mais importante da categoria no país. No mesmo ano, conquistou o Prêmio Eco, da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos; o Prêmio Colunistas, da Associação Brasileira de Colunistas de Propaganda e Marketing e duas menções honrosas no Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
No seu terceiro ano de existência, em 1989, o Prêmio Volvo incluiu mais duas categorias: empresa e governo estadual, como forma de mobilizar ainda mais o país pela causa do trânsito. No caso das empresas, era vital envolver a iniciativa privada na mobilização nacional, até porque incidem sobre elas grande parte dos custos da violência no trânsito. Seu papel pode ser da maior importância se as empresas desenvolverem programas de segurança no trânsito e neles envolverem toda a sua cadeia produtiva (funcionários, clientes, fornecedores, etc.). Quanto aos governos estaduais, era importante atraí-los para o Programa como forma de reconhecê-los pelos esforços em prol da segurança viária.
Uma das maiores demandas das entidades-membro da Câmara Técnica Volvo ganhou perspectiva promissora com a chegada do Renavam e do Renach, embutidos no Pronast para ajudar no gerenciamento do trânsito brasileiro. Naquele ano, estimava-se o número de veículos licenciados na ordem de 12 milhões a 16 milhões, enquanto o total de habilitações subia para algo como 20 milhões, mas eram estimativas.
O ano de 1988 foi de intensa atividade para o Programa Volvo de Segurança nas Estradas. Além do Prêmio Volvo e do Simpósio Nacional, realizado em Brasília, foram organizados quatro simpósios regionais: Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), todos contando com boa presença de autoridades, técnicos, interessados e jornalistas. O tema segurança nas estradas ganhava força e começava a fazer parte do cotidiano da sociedade.
Em junho de 1988, os vencedores nacionais do 1º Prêmio Volvo viajaram para a Suécia. Estocolmo, Linköping, Borlaenge, Kalmar, Skövde e Gotemburgo foram as cidades visitadas, onde os vencedores conheceram várias entidades e institutos voltados à segurança no trânsito, bem como sentiram de perto como um sistema integrado, unindo governo, setor privado e sociedade pode conseguir resultados espetaculares na prevenção de acidentes.
Em julho de 1988, o então presidente José Sarney designou o ano de 1989 como o Ano Brasileiro de Segurança no Trânsito, aceitando recomendação da Câmara Técnica Volvo. A solenidade de lançamento do Ano, no Palácio do Planalto em Brasília (DF), contou com a presença do presidente da Volvo do Brasil, Mats-Ola Palm. O Ano Brasileiro fazia parte do Programa Nacional de Segurança no Trânsito (Pronast), que contemplava uma série de ações na esfera do Contran e do Denatran, como informatização do Sistema Nacional de Trânsito nos Projetos Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação).
Exemplo de contribuição efetiva dada pela Seguradora Porto Seguro: ao inscrever seu case no Prêmio Volvo, a empresa mostrou seu trabalho de instalação gratuita para seus clientes da terceira luz de freio, o brake light, que reduz pela metade o número de colisões traseiras. Com base nesses números, a Prefeitura de Curitiba determinou sua instalação em todos os táxis da cidade.
O Ano Brasileiro da Segurança no Trânsito de 1989 foi marcado por intenso envolvimento de empresas e especialmente dos meios de comunicação que, enfim, despertaram para o tema e passaram a dar muito mais cobertura. Governos estaduais, da mesma forma, aprimoraram a estruturação de suas ações de segurança e inscrevendo seus programas no Prêmio Volvo.
Em 1989, houve alteração no nome para Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) como forma de melhor contemplar todos os segmentos do trânsito. O troféu do prêmio foi reestilizado.O objetivo de abranger toda a sociedade brasileira continuou intacto e crescente na medida em que o Programa alcançava outras regiões do país.
Ainda em 1990, o PVST juntou esforços com o Senai para produzir o curso de Direção defensiva para motoristas profissionais. Na oportunidade, o Senai ministrava cursos profissionalizantes,incluindo o de motoristas profissionais. O curso era composto por apostilas para o instrutor e para cada aluno, quatro vídeos, camiseta, boné, distintivo, adesivo e um certificado de participação que passou a ser bastante disputado pelos motoristas.
Em 1990, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito criou mais uma categoria importante: Cidade, como forma de incentivar as administrações municipais a desenvolver programas locais e atenuar a violência no trânsito.
Ainda em 1991, no discurso de abertura da Conferência Nacional das Mulheres Líderes em Segurança no Trânsito (que reúne profissionais de todas as áreas dos Estados Unidos), o presidente da Aliança Norte-Americana para a Segurança Rodoviária, James D. Lugos, definiu o PVST como “um excelente modelo para qualquer país”, detalhando a forma como o Programa era implementado, os resultados e a facilidade com que podia ser copiado em qualquer outro lugar. O tema da convenção americana era “O marketing da segurança no trânsito”.
Em 1991, no seu quinto ano, o PVST procurou se consolidar e definir bases consistentes para a continuação dos esforços pela segurança no trânsito brasileiro. O Prêmio Mundial de Relações Públicas, concedido pela IPRA no ano anterior e entregue em junho no Canadá, foi apenas um dos pontos importantes no reconhecimento internacional do Programa. Só no ano de 1991, o PVST foi convidado para apresentar seu case no Congresso Europeu de Segurança no Trânsito, na Suécia, no Congresso Nacional de Segurança Rodoviária, em Santarém, Portugal, e no Congresso Interamericano de Relações Públicas, em Montevidéu, no Uruguai.
Em 1992, o PVST lançou a sexta edição do Prêmio Volvo e os vencedores foram: Adão Rodrigues Fortes, de Santo Ângelo (RS), na categoria Motorista; Revista Via Urbana, do Rio de Janeiro, como Jornalista; Bupec Consultores Associados, de São Paulo, na categoria Geral; Moto Honda da Amazônia, de Manaus (AM), como Empresa; Curitiba, como Cidade, e Mato Grosso do Sul, na categoria Estado.
Em 1993, a sétima edição do Prêmio Volvo teve como vencedores: Sebastião Pires de Camargo, de Juiz de Fora, na categoria Motorista; Paulo D’Amaro e Cadu Ladeira, da Revista Super Interessante (SP), na categoria Jornalista; Raquel Almqvist, na categoria Geral; Mercedes-Benz do Brasil, de São Bernardo do Campo (SP), como Empresa; Araras (SP), na categoria Cidade; Escola Pública de Trânsito do Distrito Federal, de Brasília, na categoria Escola, e Mato Grosso do Sul, na categoria Estado.
Em 1994, continuando com o plano de melhorar a qualidade da informação sobre acidentes de trânsito com segmentos da sociedade, o PVST realizou um Seminário dedicado exclusivamente para 120 magistrados de todo o país, com apoio da Associação dos Magistrados do Paraná. Parte do evento foi desenvolvida no Autódromo de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde um especialista em direção defensiva e perito em acidentologia mostrava ao juízes as nuances de um acidente de trânsito.
Como já havia acontecido no ano anterior, na véspera do Fórum Volvo foi realizada a Mostra de Vídeos sobre campanhas de segurança no trânsito ao redor do mundo, na qual um dos tópicos mais abordados foi justamente campanhas contra beber e dirigir.
Nesse ano, o Programa ativa os Debates Técnicos de Segurança no Trânsito, com o objetivo de aprofundar discussões sobre temas específicos da área em determinadas cidades ou regiões do país. Dois debates foram realizados em 2002: em Porto Alegre, discutiu-se “A influência da mídia na segurança no trânsito”, com o apoio do Detran-RS, e em Recife, “Como montar o programa recifense de educação de trânsito”, com a participação da prefeitura da capital e da CTTU, empresa local.
Ainda em 2007, a OMS e a ONU coordenaram a Semana Mundial da Segurança no Trânsito e elegeram como tema Os jovens e o trânsito. Aproveitando a oportunidade, o PVST organizou três eventos para grupos de 20 jovens em Porto Alegre, São Paulo e Goiânia. Com a presença de profissionais, os jovens participaram de uma dramatização em grupo,seguida de debate e depoimentos.
Em setembro de 2008, o PVST realizou mais um de seus Fóruns Volvo de Segurança no Trânsito, em São Paulo. Trouxe de Genebra, Suíça, o secretário-geral da International Road Union (IRU), Umberto de Pretto, para abordar o tema “Como a segurança pode melhorar a imagem do transporte rodoviário de cargas”. O evento contou com a participação de mais de 250 pessoas do setor de transporte.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituíram a Década mundial de ações para a segurança no trânsito para o período 2011-2020 com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. O Fórum Volvo de 2011, realizado em Brasília, teve como tema Como o Brasil pode aproveitar a Década Mundial de Ações de Trânsito, atraindo público de mais de 400 pessoas. Foi realizado em conjunto com OHL Brasil, hoje Arteris, e trouxe ao Brasil dois especialistas internacionais em segurança no trânsito: o australiano Eric Howard, consultor do Banco Mundial em segurança no trânsito e o espanhol Pere Navarro, diretor-geral da Dirección General de Tránsito, da Espanha.
Em 2012, o Grupo Volvo estabeleceu sua Visão de Segurança definindo Zero Acidentes como seu ideal de futuro. O conceito vale para todos os produtos do Grupo, assim como para todas as empresas Volvo ao redor do mundo. Desde o final do século passado, o governo sueco havia lançado sua Visão Zero, segundo a qual não seria tolerável que alguém viesse a morrer ou sofrer sequela permanente por causa de um acidente de trânsito. Essa visão ética da segurança no trânsito, inicialmente vista como uma utopia sueca, mais tarde começou a ser assimilada e hoje é copiada por inúmeros países desenvolvidos.
Em 2016, por meio de patrocínio cultural da Volvo e com o apoio das leis de incentivo do Ministério da Cultura, foi inaugurado em Curitiba o Memorial da Segurança do Transporte, único espaço dedicado ao tema na América Latina.
Em 2016, o PVST lançou a segunda edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, com maior abrangência e informações mais detalhadas de todas as rodovias federais do país. O estudo foi produzido também pela Tecnométrica, com base no banco de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre 2007 e 2015. Todo o conteúdo está disponibilizado no Portal do Atlas: www.atlasacidentesnotransporte.com.br
Como forma de validar o plano de ações do Programa Volvo de Segurança nas Estradas, a empresa decidiu criar uma Câmara Técnica para funcionar como um Conselho de Administração, discutindo e aprovando os rumos do Programa. Nos dias 3 e 4 de agosto de 1987, foi realizada em Curitiba (PR) a primeira reunião da Câmara Técnica Volvo de Segurança nas Estradas, reunindo 30 representantes de governo, iniciativa privada, meios de comunicação e especialistas. A presença dos principais responsáveis pelos órgãos mais importantes do trânsito brasileiro serviu para evidenciar o acerto da iniciativa da Volvo de criar e liderar uma mobilização nacional para combater a violência no trânsito. O comprometimento da Volvo com a segurança e sua liderança no setor ao longo do tempo foram decisivos para o bom início do Programa. Entre as ações mais importantes do Programa estavam o Simpósio e o Prêmio Volvo de Segurança nas Estradas, lançados nessa ocasião.
Em dezembro de 1987, foi realizada em São Paulo a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Volvo de Segurança nas Estradas. No total, 256 trabalhos foram inscritos nas três categorias: interessados em geral, motoristas profissionais e jornalistas. Os vencedores receberam o troféu Volvo e uma viagem à Suécia para conhecer seu sistema de trânsito, tido como um dos mais seguros do mundo. Os vencedores foram: motorista (Pedro de Oliveira de Sapucaia do Sul); jornalista (Liana Milanez e equipe do Diário do Sul, de Porto Alegre) e geral (Mário Fernando Petzhold, da Fundação Universitária José Bonifácio do Rio de Janeiro). Houve também premiação aos melhores trabalhos regionais.
No seu décimo aniversário de existência no Brasil, a Volvo lançou o Programa Volvo de Segurança nas Estradas, para despertar a sociedade sobre o alto índice de violência no trânsito do país, motivando-a a discutir ações que pudessem diminuir o índice e a severidade dos acidentes no Brasil. O ano de 1986 havia sido o pior na história brasileira, registrando 27.300 mortos. O Programa Volvo de Segurança, anunciado em 15 de julho de 1987, seria, assim, o elo entre a empresa e a sociedade para encontrar formas de combater a violência no trânsito. “Em lugar de festas e comemorações, vamos contribuir para salvar vidas”, disse o presidente da Volvo na época, Mats-Ola Palm, ao anunciar o Programa.
Os objetivos do Programa foram baseados em ações de campo para responder uma pergunta básica: “O que fazer para aumentar as condições de segurança e diminuir o número e a severidade dos acidentes?”.O Programa deveria representar efetiva contribuição à sociedade pelo tempo necessário. Para ser efetivo, deveria contar com a aprovação e o apoio das autoridades governamentais, da iniciativa privada e da sociedade como um todo.
A quarta edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte apontou uma redução em 2,5% de mortos e 13,3% de feridos graves em acidentes nas rodovias federais entre 2016 e 2017. A principal inovação no Atlas 2018 foi a quantificação da gravidade associada a cada acidente, focando no número de pessoas envolvidas, classificando-as segundo critérios da Polícia Rodoviária Federal. Essa análise dos dados passou a ser feita a partir de uma nova definição, o índice de periculosidade, que leva em conta todos os envolvidos no acidente – ilesos, vítimas leves, vítimas graves, mortos – e não apenas os critérios de classificação dos acidentes pela gravidade, como anteriormente.
O Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro pode ser acessado gratuitamente no link: www.atlasacidentesnotransporte.com.br
O Brasil já tem uma transportadora certificada pela ISO 39001, a norma internacional que regulamenta a gestão da segurança de tráfego viário. É a Jaloto Transportes, sediada em Maringá, Noroeste paranaense, que atua na logística de produtos químicos e de alimentos a granel. “É um selo que coloca a Jaloto no nível de excelência de segurança viária. É um reconhecimento que nos dá um orgulho especial, porque quase 100% dos caminhões da frota da empresa são da Volvo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
O simulador on-line da ISO 39001 é um instrumento que possibilita às empresas identificarem de forma simples e rápida se estão num estágio inicial, intermediário ou avançado da gestão da segurança da operação. São 25 perguntas correlacionadas aos indicadores da ISO.
O simulador pode ser acessado nesse link: https://simulador-iso39001.pvst.com.br/
O Guia Zero Acidentes foi desenvolvido para transportadores, embarcadores e outras empresas que atuam no setor com o objetivo de educar e oferecer orientações que podem diminuir e, no futuro, zerar o número de acidentes nas rodovias. A publicação é digital e está disponível para todos que tiverem interesse.
O Guia pode ser acessado por meio desse link: https://pvst.com.br/wp-content/uploads/2017/09/ManualZeroAcidentes.pdf
Elaborada a partir do banco de dados da Polícia Rodoviária Federal (PFR), a terceira edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte fez um diagnóstico dos acidentes de trânsito nas 165 rodovias federais do Brasil. No total, 1.215 pessoas morreram por falta de atenção das rodovias federais, seguidas por dirigir em velocidade incompatível com a via (914), ultrapassagens indevidas (510) e ingestão de álcool (439). A pesquisa também revelou que o número de mortes nas rodovias federais brasileiras teve uma pequena queda entre 2015 e 2016.
O Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro pode ser acessado gratuitamente no link: www.atlasacidentesnotransporte.com.br
Com o objetivo de envolver a sociedade, transportadores e motoristas na celebração de seus 30 anos de atuação, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) lançou, em 2017, o concurso cultural “30 Anos Transformando Histórias”. Foram premiadas histórias verdadeiras relacionadas à segurança, que provocaram mudanças de comportamento a partir de inputs do PVST ou da ação das tecnologias de segurança dos caminhões, ônibus e/ou equipamentos de construção fabricados pela Volvo.
Em 2002, o PVST lançou a 13ª edição do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito e os vencedores foram: Gevi Antonio Dilda, de Nova Prata (RS), na categoria Motorista;Pablo Toledo, da TV Bandeirantes, na categoria Jornalista; José Ricardo Mariolani e equipe da Unicamp, de Campinas, na categoria Geral;Autoban, Concessionária Sistema Anhanguera Bandeirantes, de Jundiaí (SP), como Empresa;Prefeitura de Jundiaí (SP),como Cidade;Daniela de Oliveira,da Universidade de São Carlos (SP),na categoria Estudante;Colégio Soledade, de Paulista (PE), na categoria Escola, e Deisy Buba, (funcionária da Volvo do Brasil), na categoria interna comemorativa aos 15 anos do PVST.
O Programa Volvo de Segurança no Trânsito recebeu o Global Road Achievement Awards, na categoria segurança no trânsito, da International Road Federation (IRF), sediada nos Estados Unidos. O PVST foi escolhido para o prêmio pela excelência do trabalho no Brasil e por ser um dos mais longos projetos de mobilização da sociedade em prol de um trânsito mais seguro. O IRF Global Road Achievement Awards tornou-se referência em inovação para a indústria do setor de transporte e infraestrutura, como fonte de soluções que fazem a diferença nos países onde os projetos são implementados.
Em 2016, foi realizado o Seminário Regional Zero Acidentes, na cidade de Maringá, que culminou com a formação do Núcleo de Segurança das empresas de transporte da região, como forma de estabelecer a implementação de ações e indicadores de segurança para o setor.
Em 2015, o PVST veiculou ampla campanha sobre segurança no trânsito na Rádio Lúmen, de Curitiba. No total, foram 35 assuntos, cobrindo temas variados como o transporte de animais, perigo na troca de mensagens no celular enquanto dirige, entre outros. Os spots educativos foram veiculados com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em prol da segurança no trânsito. https://www.youtube.com/watch?v=6BNUwjKzF30.