?O foco de todo o trabalho é o condutor do caminhão?, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina. ?Um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada?, complementa Carlos Pacheco, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo para a América do Sul. Com o ?Transformar?, a Volvo investe numa área que representa um valor central para a marca: a segurança. A empresa quer contribuir para a redução do número de acidentes no Brasil, um dos grandes problemas da atualidade no País.

Estatísticas de entidades e empresas ligadas ao setor de transporte estimam que anualmente ocorrem perto de 100 mil acidentes com o envolvimento de veículos de carga nas rodovias brasileiras. O setor calcula que estas ocorrências resultam na morte de aproximadamente 8 mil pessoas, 4 mil delas motoristas de caminhões. No total, o Brasil perde em torno de R$ 22 bilhões por ano com acidentes, cerca de R$ 10 bilhões somente com o transporte rodoviário de carga. ?É um prejuízo muito maior que o montante de R$ 1 bilhão de perdas com o roubo de carga?, observa Pacheco.

Comportamento

?O programa Transformar é voltado para o comprometimento dos motoristas com um trânsito mais seguro nas estradas, mas também está dirigido para uma condução mais econômica?, diz Solange. ?A mudança de comportamento do motorista é o que pode fazer a diferença?, completa Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).

?Toda a metodologia do programa está dirigida para melhorar a conduta do motorista nas diferentes etapas da viagem, desde o planejamento e a implementação das verificações, passando pela operação propriamente dita, até a avaliação final dos resultados da viagem?, diz Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental e coordenadora pedagógica do programa.