acidenteonibus

O cinto de segurança poderia ter evitado mortes e ferimentos graves aos passageiros de dois acidentes de trânsito ocorridos durante o último fim de semana. ?O simples uso da tecnologia disponível poderia ter evitado um dos acidentes, ou pelo menos reduziria os danos em ambos – se todos usassem o cinto de segurança?, comentou a coordenadora do programa Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelse Oliveira, a partir das informações divulgadas na imprensa sobre os acidentes.

A reportagem do Jornal Hoje na TV Globo desta segunda feira mostra como passageiros que usavam o cinto se salvaram e outros, que não usavam, foram arremessados para fora de seus lugares e até para fora do veículo, durante os acidentes. A matéria mostra dois acidentes graves ocorridos neste fim de semana: o de Canindé, que provocou a morte de 18 pessoas e deixou outras 21 feridas, e outro, na BR 262 em Minas Gerais, onde morreram 9 pessoas e outras 45 ficaram feridas.

Veja a reportagem completa no site do G1.

Talvez um dos acidentes, em Canindé, no Ceará, pudesse ser evitado, se o veículo contasse com o ESP, Electronic Stability Program, que evita tombamento do ônibus durante curvas bruscas ou mesmo em pista molhada e escorregadia. De acordo com testemunhas, o ônibus do acidente ocorrido no Ceará perdeu o controle e tombou após tentar desviar de uma motocicleta que teria cruzado a pista inesperadamente.  Uma situação semelhante, de manobra brusca com curva repentina, é o exemplo típico de demonstração usado para mostrar a eficiência do ESP, o Electronic Stability Program.

Assista o vídeo e veja como o ônibus consegue sair de uma manobra brusca sem perder o controle, graças ao ESP.