Durante o evento, especialistas mostram as tecnologias mais recentes de segurança para caminhões e os dispositivos que serão utilizados no futuro. Também serão apresentados os programas criados pela Volvo para reduzir os acidentes e a violência no trânsito.  A segurança está no DNA da Volvo , diz Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

4fotos

O diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist, falará sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar ainda mais a segurança nos caminhões e que em breve se tornarão exigências legais na Europa. Um dos maiores especialistas do mundo neste segmento, Almqvist abordará ainda o que os pesquisadores do Grupo Volvo estão projetando para o futuro neste segmento. ?A Volvo é reconhecida globalmente como uma empresa de vanguarda no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Fabricamos o caminhão mais seguro do mundo?, destaca o diretor.

A pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, mostrará os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do motorista brasileiro. Ela divulgará uma série de informações sobre a categoria, algumas delas preocupantes, como, por exemplo, o fato de mais de 80% dos motoristas indicarem que não gostariam que seus filhos fossem caminhoneiros, por causa da solidão e riscos da atividade, entre outros motivos.

Treinamento de motoristas

Nereide falará também sobre o Transformar, programa de treinamento de motoristas baseado no gerenciamento de riscos da viagem e no cotidiano do caminhoneiro. Desenvolvido pelo Grupo Volvo América Latina, o programa tem contribuído para as empresas diminuírem o número de acidentes com caminhões. ?Um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada?, diz a pesquisadora.

 O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Calcula-se que cerca de quatro mil motoristas de caminhões morrem anualmente em acidentes no País. Somente com acidentes no transporte rodoviário de carga, estimam-se aproximadamente R$ 10 bilhões em prejuízos anuais. ?Isto não é aceitável. É um problema que precisa ser, no mínimo, atenuado?, declara Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

solange

?Queremos continuar sendo um motivador para a sociedade discutir este tema, pois o custo em vidas e os prejuízos são enormes?, complementa Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.