Segurança no trânsito é um tema que acompanha a Concórdia Transportes já há muito tempo. Há 17 anos a transportadora iniciou programas que visam a redução de acidentes e a conscientização da equipe de motoristas quanto à sua responsabilidade no trânsito. Hoje a empresa atua com três deles, formalmente estabelecidos. “A Concórdia entende que um programa voltado à segurança deve ser visto como um investimento. Não se pode prever o custo de um acidente, principalmente com produtos perigosos, como é o nosso caso. A depender da gravidade, a empresa pode ter prejuízos diversos. Perda financeira com multas e recuperação ambiental de áreas atingidas, hospitalização de vítimas, indenizações, fragilização da imagem da empresa e vários outros prejuízos não mensuráveis. Sem falar da principal perda: a vida. Para esta, não há valor. Desta forma, a cada início de ano, a Concórdia já destina uma verba para todos os seus programas, que visam prevenir a ocorrência de acidentes através da conscientização e estímulos em premiações”,destaca Leandra Pessoa, gerente de Meio Ambiente, Segurança e Qualidade da Concórdia Transportes.

20150910_104959

Em 1998 a Concórdia deu início ao Prêmio Boa Performance. Uma premiação fixa mensal atribuída a todos os motoristas próprios que cumprem rigorosamente os procedimentos da empresa, não se envolvendo em irregularidades. Caso exista alguma irregularidade, o motorista tem seus ganhos reduzidos. Em 2001 nascia o Programa Motorista Padrão que estimula os motoristas próprios ou agregados na prática segura ao volante, buscando o índice zero de acidentes, como também o cumprimento de metas da qualidade, premiando anualmente aqueles que efetivamente se destacarem no comprometimento com este programa. A cada mês é realizada uma reunião com os motoristas onde os índices de segurança são demonstrados e discutidos, incluindo também no encontro palestras para reformar as boas práticas de segurança.

E, desde 2002,a Concórdia Transportes conta com a Campanha Acidente Zero -Carro Zero. A campanha sorteia, entre os motoristas próprios e terceiros,um carro zero, tendo como referência o cumprimento de metas de quilometragem sem a ocorrência de um acidente sério com responsabilidade do motorista (classificado conforme uma Matriz de Severidade). A Campanha é um dos pontos altos dos programas de segurança da empresa, sorteando 23 veículos.“A Concórdia entende que a não ocorrência de um acidente se faz pelo conjunto de ações tomadas pela empresa, ou seja: manutenção preventiva com qualidadee em dia; motoristas treinados periodicamente; itens de segurança sendo inspecionados regularmente. Desta forma, indiretamente e diretamente, todos os colaboradores possuem uma parcela de responsabilidade pela preservação da segurança no transporte”, destaca Leandra Pessoa.

Os resultados alcançados até aqui são vários. Desde 2007, por exemplo, a Concórdia não registra um acidente sério com responsabilidade do motorista. Com isso a empresa tem redução com gastos em recuperação de equipamentos, já que o índice e gravidade dos acidentes foi reduzido; os seguros de carga têm preços prontamente negociáveis; e a imagem da empresa está consolidada no mercado. “Mas, o principal a ser notado é a confiança que cada um dos colaboradores possui em relação à empresa em que trabalha. Este é um valor que não pode ser mensurado e faz com que seja mantido um forte compromisso individual em não deixar que este resultado seja ameaçado por algum comportamento inseguro”, como destaca Leandra Pessoa.

A Concórdia Transportesfoi fundada há 36 anos, na cidade de Dias D’Ávila, na Bahia. Atua no transporte de produtos químicos diversos. A Concórdia possui mais de 360 equipamentos, englobando carretas tanque e porta containeres, além dos cavalos mecânicos. Hoje conta com 198 funcionários próprios, somando-se ainda 30 colaboradores terceirizados.

Privacy Preference Center