Segurança como prioridade

Maior evento de segurança no mundo deve reafirmar a importância da agenda 2030 assegurando metas e ações ambiciosas para reduzir vítimas fatais e feridos no trânsito.

 

Nesta semana, Estocolmo, a bela capital da Suécia, será o palco do maior evento de segurança viária do mundo.  Ministros, chefes de estado, delegações, autoridades, especialistas e formuladores de políticas –  além de representantes da indústria e da academia – terão voz uníssona na condução de uma agenda que tem o objetivo de aumentar a prioridade da segurança viária mundial e estabelecer um plano de ação para a próxima década.

 

Trata-se da terceira conferência com este propósito. A Primeira Conferência Ministerial Global aconteceu em Moscou em 2009 e a Segunda Conferência Global de Alto Nível ocorreu no Brasil, em Brasília, em 2015. Todas com o objetivo máximo de reafirmar o direito de todos os indivíduos à saúde e segurança como parte estratégica integrante dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Organização das Nações Unidas.

 

Ao final dos dois dias intensos de discussões, 19 e 20 de fevereiro, o que se busca é uma mobilização mundial para reafirmar o compromisso contínuo de manter a integridade da Agenda 2030, assegurando planos e ações ambiciosas e contínuas para reduzir ainda mais as mortes e feridos no trânsito, que atualmente matam 1,3 milhão de pessoas no mundo todo os anos. 

 

O Grupo Volvo, reconhecido mundialmente pela sua liderança em segurança, terá papel importante no evento. Seja pela influência e participação na elaboração da agenda mas, principalmente, pela contribuição através do desenvolvimento de novas tecnologias de segurança em automação, eletromobilidade e conectividade. E também pelo seu compromisso na meta desafiadora de zero acidentes envolvendo veículos da marca, estabelecido em 2012. 

 

No Brasil, acompanhamos todos os desenvolvimentos e trazemos as novas tecnologias, quase que simultaneamente, para as ruas e estradas brasileiras e também contribuimos, há mais de 30 anos, com a mobilização da sociedade para um trânsito mais seguro, por meio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.  Desde que chegou ao Brasil, há 40 anos, a empresa nunca aceitou as trágicas estatísticas que registram quase 40 mil mortes ao ano, sendo quase um terço, de jovens e adolescentes.

Nesta ocasião, dois jovens profissionais da Volvo do Brasil estarão representando as novas gerações na Assembleia Mundial da Juventude que antecede a  Conferência Mundial de Segurança Viária, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles terão privilégio e a tarefa de conhecer os novos cenários e práticas que podem para inspirar o Brasil. Por que não se pode ficar de braços cruzados diante deste grave problema mundial, que exige cada vez mais ações sustentáveis, vontade política e engajamento da sociedade civil em conjunto com todos os atores relevantes para fazer acontecer transformações positivas ne contexto.  

Estocolmo 2020 marca um novo passo nesta jornada ambiciosa e emergencial para mitigar o número de acidentes e fatalidades no trânsito no mundo inteiro. Uma jornada que  reforça a visão do Grupo Volvo de continuar elevando a mentalidade geral de segurança entre empresas, organizações e sociedade.

 

Alexandre Parker

Diretor de Responsabilidade Corporativa e Institucional

Grupo Volvo América Latina