Com o slogan “À frente e ao seu lado. Sempre”, a empresa Scala Logísitca, da cidade de Lajeado (RS), está se referindo não apenas à sua atuação  em logística, mas também nas questões de segurança em busca do zero acidentes com seus veículos.

De acordo com Cleusa Scapini Becchi, sócia administradora, a segurança está em primeiro lugar na Scala Logística. “Uma das premissas da nossa marca é desenvolver e implementar soluções inovadoras e eficazes, que gerem valor agregado aos clientes, à empresa e aos colaboradores. E nada disso é possível se não garantirmos, primeiramente, a segurança dos nossos motoristas”.

A Scala Transporte e Administração  nasceu há um ano e quatro meses, fruto da cisão do Grupo Scapini. Nesse período desenvolveu  importantes ações de  prevenção de acidentes.  No primeiro trimestre deste ano, a empresa não  apresentou  acidentes de trabalho  vinculados ao trânsito, resultado do intenso esforço  em prol da segurança.

Ao todo, são 17 profissionais, de diferentes áreas, e 18 ferramentas de gestão, que atuam no comportamento das pessoas e geram atitudes seguras em todos os seus processos.

A empresa tem como foco as operações de transporte rodoviário, com expertise no transporte florestal e internacional. “Como o transporte florestal opera 24 horas, temos uma grande preocupação com a direção noturna. Por isso, além da estrutura, equipes e veículos de apoio aos motoristas, desenvolvemos o Programa de Monitoramento do Sono, do qual fazem parte locais para paradas à noite, denominados de Pit Stop da Vida, onde há avaliações de saúde e exercícios que ajudam a dar continuidade à viagem. Há também a Cartilha do Sono, com informações sobre a importância da qualidade e horas ideais de sono”, explica Ricardo Scapini, analista de negócios.

Já a capacitação dos motoristas conta, entre outras ações, com viagens acompanhadas por monitores, que podem se estender por até 90 dias, dependendo da avaliação dos líderes. “Aqui não exigimos experiência no ingresso, porque sempre vamos orientar o motorista quanto aos nossos padrões de comportamento e segurança, oferecendo a ele nossos próprios treinamentos. Contamos, inclusive, com treinamentos de direção econômica e defensiva disponibilizados pela Volvo”, completa Cleusa.

A Scala Logística tem hoje uma frota de 100 veículos, divididos entre o transporte florestal e o internacional e 200 motoristas. Até 2020, a Scala pretende ser reconhecida como o melhor integrador logístico nas regiões de atuação e a excelência da gestão voltada à segurança é um dos itens fundamentais para que esse reconhecimento aconteça.