Transportadores estão cada vez mais atentos quanto à relação entre a segurança veicular e a segurança patrimonial. Evitar acidentes pode ajudar a evitar roubos, e vice-versa.
A preocupação com roubo de cargas continua sendo um pesadelo para operadores e embarcadores do transporte rodoviário brasileiro. ?Os criminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados, usando especialistas em logística e hackers capazes de interceptar veículos e burlar sistemas de segurança complexos?, afirma Eduardo Luís Dias Tavares, gerente especialista em prevenção de acidentes da Opentech, empresa especializada em gestão de logística e gerenciamento de risco de frotas.
Mas a segurança no trânsito vem se tornando um item entre as medidas preventivas incluídas nos pacotes de gestão contratados por seus clientes, segundo o especialista. ?Trabalhamos com transportadores que tem um ou alguns caminhões, e também com grandes frotistas, com dezenas ou centenas de veículos. E entre os maiores fica mais fácil perceber que os custos com acidentes de trânsito são bem maiores do que os com roubo de cargas?, afirma.
?Até algum tempo atrás, os embarcadores e operadores preocupavam-se mais com a segurança patrimonial, o roubo de veículos e carga, mas hoje eles preferem contratar pacotes completos, que ajudem a monitorar a frota e controlar vários aspectos, como a segurança no trânsito, a direção econômica e a segurança contra roubos?.
Para Christiano Blume, Delivery Manager da Volvo GroupTelematics, ?há uma relação constante entre a segurança no trânsito e a segurança patrimonial, e também há uma relação entre a gestão de frota e a segurança?. De acordo com o executivo, os caminhões da marca possuem tecnologia para atender essas necessidades, como o MyTruck, aplicativo para dispositivos móveis (smartphones, tablets) que permite acessar remotamente informações de manutenção, evitando que o motorista tenha que sair da cabine para checar o veículo, como fazem costumeiramente em veículos que não possuem esse recurso.
Outra funcionalidade importante é o Voar OnCall, que permite ao motorista acionar o Voar ? Volvo Atendimento Rápido, pressionando um botão no painel da cabine, que o conecta à central de atendimento, na fábrica. Ao se pressionar o botão, o sistema informa à central o número do chassi do veículo, o código de falhas, sua localização e outros dados importantes para o atendimento (ou mesmo uma intervenção), além de estabelecer conexão por voz entre a cabine e a central do Voar.
?Para as seguradoras e gestoras de risco, esse tipo de recurso se converte em benefícios ao frotista?, lembra Blume. Ele concorda com Tavares sobre a relação entre a gestão da frota e a segurança. ?Um veículo bem monitorado é muito mais seguro em todos os aspectos. E se a manutenção for eficiente, ele terá mais disponibilidade, reduzindo o risco de paradas imprevistas, por defeitos, que também se converteria em risco para o caminhão e a carga, pois caminhão parado é mais suscetível a ser abordado por assaltantes e ladrões?.
Eduardo Tavares, da Open Tech endossa a afirmação: ?não adianta ter um caminhão novo se os pneus forem velhos ou danificados, um pneu furado ou estourado pode ocasionar uma oportunidade de assalto ou mesmo um tombamento de carga, gerando prejuízos e vítimas?.