Estudo apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostra as condições das pontes, viadutos, túneis e passarelas. O levantamento, considera 78% do total de estruturas, sendo que 15,27% estão em ótimas condições e 39,12%, boas e 41% das pontes, viadutos, túneis e passarelas que cortam rodovias federais estão em situação regular.
As vistorias, realizadas nos últimos três meses, têm os indicadores inseridos no Sistema de Gerenciamento de Obras de Artes Especiais (SGO). “As inspeções são de rotina e estão acontecendo num ritmo bastante favorável. Não nos surpreendemos com os bons indicadores e acreditamos que em pouco tempo concluiremos as avaliações”, afirmou o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira.
Das 5.114 obras de artes especiais, como são chamadas as estruturas 4.020 receberam visitas de técnicos. Numa escala de um a cinco, 614 receberam nota máxima; 1.514, nota quatro; e 1.649 ficaram com a pontuação três. Outras 184 ficaram abaixo das expectativas e receberam nota mínima.
O sistema de monitoramento consiste no levantamento de dados e na digitalização de imagens e informações. As vistorias avaliam questões mais importantes quanto às especificações geométricas e problemas estruturais como armadura exposta, concreto desagregado, fissuras e juntas de dilatação.
O sistema é formado por três ferramentas. A primeira reúne as anotações de vistoria de campo. A segunda permite a inserção de dados da vistoria como fotos, croquis e vídeos por meio de um aplicativo. Já a terceira disponibiliza as informações na internet.
Do total de pontes, viadutos, túneis e passarelas sob responsabilidade do DNIT, mais da metade (4.020) já foi inspecionada; 2.298 já passaram por inspeções; 2.119 tiveram a avaliação concluída e foram cadastradas no SGO; e 2 mil estão em análise. A autarquia não informou quando os novos dados serão disponibilizados.