Recursos, coragem e comprometimento

Peter Kronberg, Diretor de Segurança do Grupo Volvo, autoridade mundial na área, teve papel  preponderante na agenda de temas e nas metas a serem revistas na Conferência Global sobre Segurança Viária que acontece em Estocolmo nesta semana.

 

Entrevista completa

A Suécia levou cinquenta anos para atingir o nível relativamente bom que possui hoje. Poderíamos alcançar o mesmo progresso no Brasil em algum momento se todos os novos investimentos fossem feitos com alta prioridade em segurança ”.

Peter Kronberg, Diretor de Segurança do Grupo Volvo

 

PVST News: Qual o principal foco da Conferência Global sobre Segurança Viária e qual a expectativa do Grupo Volvo sobre os resultados?

Peter KronbergA Conferência é, acima de tudo, um fórum para ministros dos transportes e formuladores de políticas. É a terceira vez que a comunidade internacional se reúne em torno da segurança viária num evento deste porte com envolvimento das mais altas lideranças de outros setores comprometidos com a segurança, como a academia e indústria.

O foco é aumentar a prioridade da segurança viária, delinear metas e um plano de ação recomendado para a próxima década. Portanto, esperamos novos objetivos e ações que, em breve, possam ser traduzidas em políticas nacionais,  investimentos em infraestrutura e tecnologia de veículos.

 

 PVST News: Sendo o Grupo Volvo tão engajado no tema segurança, qual será a sua participação?

Peter KronbergÉ um fórum muito importante para abrir um caminho claro para o problema global de segurança viária. Esta é fundamentalmente uma questão multissetorial e todas as partes interessadas devem entender e contribuir para este tema e possibilitar avanços concretos. 

Por isso, a Volvo terá uma ampla presença na conferência e nos muitos eventos paralelos oficiais que ocorrerão em Estocolmo nesta semana.

Mais notavelmente, teremos a  honra de encerrar a conferência com um discurso do nosso Presidente e CEO Martin Lundstedt, que  concentrará sua fala no papel do setor privado na próxima década.

Além disso, eu e vários colegas, também estaremos envolvidos em compartilhar nossas perspectivas sobre parcerias, pesquisa e direção automatizada. Mas, o que eu acho realmente emocionante, é que teremos cinco jovens embaixadores do Grupo Volvo, dois deles do Brasil, participando da Assembléia Mundial da Juventude no dia anterior à Conferência. Tenho certeza de que a assembléia de jovens transmitirá uma mensagem provocativa aos formuladores das políticas.

 

PVST News: Qual a maior contribuição do Grupo Volvo à meta de redução de acidentes e vítimas fatais estipulada pela ONU?

Peter Kronberg: O Grupo Volvo já estabeleceu a conexão fundamental entre um sistema de transporte eficiente e o crescimento e prosperidade sustentáveis ​​de nossas sociedades. Má segurança no trânsito é ainda uma enorme ameaça para isso.

Temos a visão de zero acidentes com veículos da marca Volvo. Ao garantir que trabalhamos para oferecer as melhores soluções de segurança, abordamos nossa principal função e responsabilidade. Mas também continuaremos colaborando ativamente com outras instituições, construindo parcerias e plataformas para garantir que também ocorram progressos em infraestrutura, educação, etc. Acho que é importante perceber que já temos muitas boas soluções, desde inteligentes  soluções de mobilidade segura, como o Bus Rapid Transit (BRT), a sistemas de segurança veicular muito eficazes, como a frenagem de emergência.

Então, é claro, nos esforçamos para liderar a transformação do sistema de transporte usando as novas tecnologias, como automação, eletromobilidade e conectividade. Essas tecnologias serão essenciais para o transporte sustentável.

 

 

PVST News: Na sua opinião, qual o maior desafio para reduzir o número de acidentes e fatalidades no trânsito?

Peter Kronberg: Há necessidade de mudanças transformadoras no sistema de transporte em mercados mais desenvolvidos, aproveitando os benefícios dos novos paradigmas tecnológicos, enquanto que nos países de baixa e média renda precisamos avançar em todas as áreas.

É  necessário elevar a prioridade em todas as partes deste sistema: das leis de trânsito relevantes, sinalização, projeto de vias, treinamento e veículos mais seguros, etc. Portanto, o maior desafio é provavelmente a enorme quantidade de recursos necessários – e a coragem dos políticos de se comprometerem a fazer os investimentos necessários. Claramente, porém, todos nós precisamos nos mobilizar em torno dessa causa e fazer nossas partes e contribuições individuais. Para o Grupo Volvo, isso significa cumprir nossa visão de segurança e continuar colaborando.

 

PVST News: Qual seria os principais desafios para  países emergentes como o Brasil?

Peter Kronberg: Sabemos muito bem o que precisa ser feito e o que constitui um sistema seguro. Mas o grande enigma é: qual é a melhor estratégia para implementar esse sistema. Que estratégia nos levará avançar rapidamente e com investimentos gerenciáveis. Porque recursos limitados são um dos principais obstáculos para qualquer país.

A Suécia levou cinquenta anos para atingir o nível relativamente bom que possui hoje. Poderíamos alcançar o mesmo progresso no Brasil em algum momento se todos os novos investimentos fossem feitos com alta prioridade em segurança. Mas, este não é o nível certo de ambição. Não podemos esperar tanto em pouco tempo no Brasil e em economias em crescimento semelhante. Precisamos de comprometimento de alto nível no Brasil e do uso das melhores práticas comprovadas em políticas, infraestrutura e tecnologia.  Destaco também a importância de elevar os requisitos básicos de segurança dos veículos para garantir que todos tenham acesso a opções seguras de viagem e ainda remover as frotas antigas das ruas. Muita coisa pode ser alcançada considerando-se como oferecer melhores condições de trabalho aos motoristas profissionais e elevando a cultura de segurança entre empresas e organizações.