LKS

Dirigir por muito tempo em linha reta ou em viagens muito longas pode causar monotonia, distração e até um cochilo ao volante. Para evitar situações como estas, em que o veículo tende a sair da pista involuntariamente, a Volvo desenvolveu o LKS, do inglês, Lane Keeping Support (ajuda para manter-se na linha).

O sistema se torna ativo a partir dos 60 km por hora, passando a monitorar as faixas da pista em que está trafegando.

Como funciona

Seus principais componentes são uma câmera, um processador e uma unidade de controle. A câmera monitora continuamente as faixas pintadas nas rodovias. Estas informações são transmitidas e processadas pela unidade de controle, que também recebe informações de sensores e instrumentos como velocímetro, sensor de frenagem e indicador de curvas. Quando uma série de fatores combinados indicarem que o caminhão está mudando de pista involuntariamente, a unidade de controle emite um sinal sonoro e luminoso de alerta, no painel de instrumentos.

O LKS é uma tecnologia extremamente importante para a segurança do condutor e do caminhão, pois impede que o veículo avance sobre a pista contrária e provoque um acidente grave. O motorista pode escolher quando usá-lo, pois o LKS é facilmente ativado ou desativado através de um interruptor no painel de instrumentos.

Vídeo

Veja o vídeo e entenda como o LKS funciona.

Privacy Preference Center