1. Todos os anos, 1,24 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo o mundo. Os jovens adultos com idade entre 15 e 44 anos respondem por 59% desse total.
2. Cerca de 92% das mortes de trânsito ocorrem em países de renda baixa e média. Contudo, estes países têm apenas 53% dos veículos registrados no mundo.
3. Os chamados ?usuários vulneráveis? ??representam ??metade das mortes de trânsito no mundo. São eles os pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados de duas rodas e seus passageiros. A proporção de mortes de trânsito em usuários vulneráveis ??é maior em países de baixa renda do que nos países de alta renda.
4. Reduzir a velocidade ajuda a reduzir acidentes. Apenas 59 países, cobrindo 39% da população mundial (2670 milhões de pessoas), têm implementado um limite de velocidade urbana de 50 km / h ou menos, e permitido que as autoridades locais possam reduzir esses limites. Um corte de 5% na velocidade média pode reduzir o número de acidentes fatais em até 30%.
5. Beber e dirigir aumenta o risco de acidentes. A partir de 0,05 g / dl de álcool no sangue, o risco de acidente de trânsito aumenta dramaticamente. Atualmente 89 países, cobrindo 66% da população mundial (4,55 bilhão de pessoas), possuem leis que limitam ou proíbem dirigir após o uso de bebida alcoólica.
6. Usar capacete de boa qualidade pode reduzir o risco de morte de um acidente de estrada em 40%. O uso do capacete também pode reduzir o risco de ferimentos graves em mais de 70%. Atualmente, 90 países, que representam 77% da população mundial, têm uma lei abrangente obrigando o uso de capacetes e controlando o padrão de qualidade dos mesmos.
7. O cinto de segurança reduz o risco de morte entre os passageiros do banco dianteiro de 40 a 65%. Usar o um cinto de segurança também pode reduzir mortes entre os ocupantes do carro do banco traseiro entre 25 e 75%. Hoje 111 países, que representam 69% da população mundial, têm leis regulando o uso do cinto de segurança abrangentes, para todos os ocupantes do carro.
8. As chamadas ?cadeirinhas?, os assentos para crianças e assentos mais altos podem reduzir a mortalidade infantil em 54-80% no caso de um acidente. Mais da metade de todos os países do mundo têm implementada uma lei sobre uso desse tipo de dispositivo de retenção para crianças em automóveis.
9. Socorro imediato de boa qualidade, atendimento pré-hospitalar pode salvar a vida de muitas pessoas feridas em acidentes de trânsito. Atualmente 111 países têm um número de emergência nacional de acesso universal, mas apenas 59 países têm disponíveis os serviços de ambulância para o transporte, para o hospital, de mais de 75% dos pacientes feridos.
10. Desde 2007, 88 países têm reduzido o número de mortes de trânsito. No entanto, em 87 países, o número de mortes de trânsito tem aumentado, enquanto o nível mundial o número de mortes se manteve estável. O ritmo de mudanças legislativas e sua aplicação precisa ser acelerado e com mais atenção aos usuários vulneráveis, das vias, para reduzir o número de mortes no trânsito.
Confira a lista original da OMS neste link ou baixe os infográficos também no site da OMS.
Veja também o relatório completo da OMS sobre acidentes de trânsito em 2013.