O Zero Acidentes é uma contribuição para a meta de reduzir pela metade as 1,3 milhões de mortes anuais em acidentes trânsito.
Você sabia que a cada ano os acidentes de trânsito matam 1,3 milhões de pessoas e deixam outras 50 milhões com ferimentos graves, gerando custos anuais que ultrapassam os 500 bilhões de dólares em todo o mundo?
Este trágico balanço levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a propor a ?Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito? coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que teve início em maio de 2011 e segue até o final de 2020, com o objetivo de reduzir em 50% a taxa mundial de fatalidades no trânsito.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos Estados-Membros, às agências internacionais, às organizações da sociedade civil, empresários e líderes comunitários que assegurem que a Década possa gerar melhorias reais. ?Juntos, poderemos salvar milhares de vidas?, completou.
Atualmente, governos de vários países realizam eventos e planos nacionais para a melhoria da segurança no trânsito e do socorro às vítimas.
No Brasil, além de ações dos governos federal, governos de estados e prefeituras municipais, o país conta com a participação da Volvo do Brasil que contribui para a “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito” por meio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).
A campanha Zero Acidentes é a principal ação do PVST nesse sentido, e tem como objetivo zerar os acidentes com veículos do Grupo Volvo em nosso país, em um futuro próximo.
Saiba mais:
Programa Volvo de Segurança inicia campanha Zero Acidentes
Artigo: Zero Acidentes, um compromisso de todos