Sistema visa aumentar a eficiência e a segurança – contribuições podem ser enviadas até 30 de setembro.
Todo o transporte terrestre sob responsabilidade da ANTT ? Agência Nacional de Transporte Terrestre deverá ser monitorado eletronicamente a partir de 2016. O objetivo é garantir mais eficiência e segurança para toda a frota.
Para discutir o sistema de monitoramento – chamado Monitriip – Monitoramento do Transporte Interestadual e Internacional de Passageiros – começou no início de setembro o prazo para o envio de contribuições para a Audiência Pública nº10/2014. O período de contribuições vai até 30 de setembro.
Com o Monitrip a ANTT vai monitorar todas as viagens realizadas sob sua autorização/permissão e, no transporte regular de passageiros, acompanhará, também, o número de pessoas transportadas, as tarifas praticadas, e o cumprimento da programação horária e do itinerário.
As empresas poderão solicitar funcionalidades adicionais como câmera de segurança, conexão wi-fi, comunicação bidirecional com os motoristas e sistemas inteligentes de gestão de frota, com o objetivo de aumentar a segurança e produtividade do transporte.
Para os passageiros, o Monitriip possibilitará maior transparência e informações em tempo real sobre suas viagens, em especial a pontualidade e a regularidade dos serviços.