No projeto de pesquisa Safer@Work, a Volvo CE e seu cliente Colas, gigante da construção viária mundial, desenvolveram um sistema para detecção de pessoas capaz de aumentar consideravelmente a segurança nos canteiros de obras. O novo sistema é baseado em algoritmos de inteligência artificial e foi projetado para monitorar 360 graus ao redor da máquina de construção. O equipamento ainda em desenvolvimento está em rigorosos testes na Europa e com bons resultados.
“Muitas máquinas de construção são usadas em estruturas urbanas, ao redor de edifícios e vias com muitas pessoas e veículos. Nesses ambientes em particular, a capacidade de detectar pessoas evita muitos possíveis acidentes.”
Dr. Fares Beainy, Engenharia Avançada da Volvo CE.
O Grupo Volvo, fornecedor global de soluções de transporte, entende que tem uma oportunidade única não só de contribuir com a segurança no trânsito de pessoas no mundo todo, como também de colaborar para um ambiente de trabalho mais seguro aos motoristas e operadores.
Dentro desta visão, alinhada à pesquisa Safer@Work, a Volvo CE e seu cliente Colas, desenvolveram um sistema de detecção de pessoas capaz de aumentar consideravelmente a segurança nos canteiros de obras.
A Colas , uma das mais importantes empresas de construção viária do mundo, tinha como objetivo melhorar a segurança nos canteiros de obras. Ao mesmo tempo, os engenheiros da Volvo CE trabalhavam no desenvolvimento de um sistema de algoritmos de inteligência artificial (IA) para detecção de pessoas e precisavam testá-lo em condições reais de trabalho. “Nós queríamos fazer uma parceria com um fabricante de equipamentos de construção e criar um sistema de segurança inovador para reduzir o número de acidentes envolvendo pessoas em canteiros de obras”, diz Philippe Simarik, diretor de prevenção, saúde e segurança da Colas.
O novo sistema, que está em desenvolvimento, foi projetado para monitorar 360 graus ao redor da máquina de construção e prevenir o operador sobre possíveis colisões com pedestres ou outros veículos. O que o torna único é que ele associa vários sinais, incluindo um mapa de calor, alertas sonoros e vibrações, para garantir que o operador fique ciente de todas as obstruções nos arredores da máquina.
Até o momento, o sistema passou por várias rodadas de testes na pedreira e na fábrica de asfalto da Colas na Suíça, usando uma escavadeira Volvo EW160E e uma carregadeira de rodas L2
São necessários muitos testes e aprimoramentos em um sistema como esse, pois a quantidade de dados para treinar os algoritmos de IA é enorme”, explica o Dr. Fares Beainy, da Engenharia Avançada da Volvo CE. “Porém, em cada rodada de testes, vemos resultados positivos e implementamos pequenas melhorias. Já atingimos um nível de desempenho que os clientes já conseguem utilizá-lo.”