Jovens profissionais da Volvo vão representar o Brasil na Conferência Mundial de Segurança, na Suécia
Arthur Larocca e João Muller, funcionários do Grupo Volvo do Brasil, estarão representando os jovens brasileiros na Assembleia Mundial da Juventude que antecede a Conferência Mundial de Segurança Viária, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) dias 19 e 20 de fevereiro, em Estocolmo, na Suécia.
Juntamente com mais três colegas da Índia e da China, eles foram selecionados no concurso global do Grupo Volvo, em parceria com a YOURS – Youth Organization for Road Safety – para representar a Volvo no maior evento mundial de segurança e compor uma comitiva de 200 jovens profissionais de todo o mundo e de todos os setores comprometidos com o combate a acidentes de trânsito.
“Sabendo que a violência no trânsito é uma das maiores causas de mortes de jovens no mundo, a Volvo – que é líder mundial em segurança – está apoiando a iniciativa justamente para engajar as novas gerações nas discussões e ações a serem implementadas para mitigar esse problema ao redor do mundo”, pondera Carlos Ogliari, Vice-Presidente de RH & Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.
No Brasil, estima-se que cerca de 30% das mortes em acidentes são de jovens entre 18 e 25 anos. Como embaixadores da Volvo, Arthur e João terão a responsabilidade de se aprofundar no universo da segurança no trânsito mundial, conhecer novas realidades, compartilhar experiências e trazer ideias e práticas para inspirar o Brasil nesta causa urgente.
Participaram do processo 128 candidatos de todas as unidades do Grupo Volvo no mundo, que passaram por um processo seletivo com foco em interesse, engajamento e disposição para fazer a diferença nesta causa.
Para o Arthur Larocca, 29 anos, Engenheiro Mecânico da área de desenvolvimento de produtos da fábrica da Volvo, em Curitiba, a oportunidade veio ao encontro da sua pesquisa no programa de Mestrado da UTFPr – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – sobre o desenvolvimento integrado de produtos, com foco em conforto e saúde dos motoristas e passageiro. “ É um misto de felicidade e responsabilidade”, declara. “Mas estou confiante de que será uma oportunidade valiosa tanto do ponto de vista profissional, como pessoal”, acrescenta. “O mais importante será participar desta grande rede colaborativa e trazer ideias práticas para o Brasil”, orgulha-se.
João Muller, também com 29 anos, formado em Administração de Empresas e monitor do Memorial da Segurança no Transporte, em Curitiba, também está entusiasmado com a possibilidade de conhecer outras realidades. “Vamos nos juntar a 200 jovens de 50 países para aprender e compartilhar experiências”, pondera. “Acredito que, apesar das diferenças culturais, o problema do alto envolvimento de jovens em acidentes passa por educação”, avalia. “ Vejo no dia a dia do meu trabalho a importância da conscientização sobre atitudes de segurança e respeito no trânsito”, complementa. “Acredito que se investirmos mais em educação, teremos novas gerações muito mais conscientes do seu papel e das suas atitudes como motorista ou pedestre”, conclui.
Para quem quiser acompanhar o encontro dos 200 jovens no world youth assembly, pode seguir @wyaroadsafety no Instagram.