Há 45 anos, em 1969, a Volvo criou o Grupo de Investigação de Acidentes para investigar e obter dados sobre acidentes com caminhões da marca que resultem em lesões físicas. O trabalho dos engenheiros e profissionais que integraram o grupo ao longo destas quatro décadas e meia é responsável por boa parte da boa reputação que Volvo Trucks possui na área de segurança.
O resultado de suas investigações permitiu aprimorar tanto a segurança ativa quanto a segurança passiva dos caminhões Volvo. A segurança passiva visa minimizar as consequências de acidentes, enquanto a segurança ativa identifica as causas dos acidentes e desenvolve soluções tecnológicas que ajudem a evitá-los.
Por exemplo, o cinto de segurança, o airbag e a cabine segura fazem parte da segurança passiva, enquanto a segurança ativa inclui recursos como o Electronic Stability Program (em português, Programa Eletrônico de Estabilidade), que evita derrapagem e capotamento do caminhão em curvas, e o DAS – Driver Alert Support ? Suporte de Alerta do Motorista, sistema que alerta motoristas cansados evitando que durmam ao volante por meio de alertas sonoros e visuais. Existem diversos outros dispositivos e recursos como estes, nos veículos da marca hoje em operação ao redor do mundo.
Alguns desses recursos são tão eficazes que serão obrigatórios em estradas europeias, como é o caso do LKS (Lane Keeping Support, ou Monitoramento da Faixa de Rodagem), um dispositivo que emite um sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar. A partir de 2015 todos os caminhões europeus deverão sair de fábrica com o LKS.
Outros resultados das investigações, como a constatação de que 90% desatenção, também geram contribuições como a necessidade de mudança de atitudes e treinamento, para motoristas.
Junto com recursos tecnológicos de segurança ativa e passiva, os trabalhos de educação e formação de motoristas, como o Transformar, permitem crer na viabilidade da meta de Zero Acidentes com veículos da marca como ideal de futuro.
Ao mesmo tempo, a cooperação com outros países e autoridades públicas resulta na troca de informações científicas de alto nível, levando a pesquisa da Volvo a contribuir para a segurança de veículos comerciais em todo o mundo.