A tecnologia de frenagem vem evoluindo constantemente para oferecer níveis mais elevados de segurança. Assim foi com o ABS, o sistema já conhecido por usuários de automóveis que evita o bloqueio das rodas durante as frenagens, proporcionando paradas mais seguras mesmo em condições difíceis, como pista molhada ou escorregadia.

Atualmente os veículos Volvo possuem também o EBS, Electronic Brake System, que combina diferentes sistemas, como freios de serviço e os freios das rodas. Nesse sistema, os sinais de freio são enviados à unidade de controle EBS quando o motorista pressiona o pedal. Diversos sensores de velocidade das rodas e desgaste da lona de freio enviam informações e a unidade de controle determina a pressão de frenagem de cada eixo e roda. Moduladores também regulam a pressão do ar conduzida aos cilindros de freio. O EBS também possui um sistema pneumático sobressalente.

Graças a esse sistema os caminhões e ônibus trafegam com mais segurança, com benefícios para todos os usuários das estradas.

Privacy Preference Center