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Assista o vídeo mostrando  como funciona o ESP na prática. 

O ESP, Electronic Stability Program, (Sistema Eletrônico de Estabilidade) é um recurso de segurança ativa dos veículos Volvo que assegura maior estabilidade para os ônibus, reduzindo o risco de acidentes em situações de risco de derrapagem ou capotagem em curvas.

Sua principal função é detectar certas situações de risco e atuar rapidamente de forma a prevenir um eventual acidente. O ESP detecta e compensa as forças que impulsionam o veículo para fora de sua rota, através da interação com outras partes de seu sistema ?inteligente?, como os sistemas de freios, a transmissão e o freio motor.

O sistema conta com um conjunto de sensores que medem o ângulo da curva, a aceleração lateral e a posição do volante. Processando continuamente as informações desses sensores, é possível detectar os riscos de perda de estabilidade.

Quando o ônibus entra numa curva com uma velocidade maior do que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas até recuperar o equilíbrio.

Assim, o ESP mostra-se altamente eficaz em situações potencialmente perigosas como:

  • Velocidade errada em curva, ou curvas fechadas demais
  • Manobras súbitas para evitar colisões ou obstáculos (Ex.: saída rápida para o acostamento, para evitar colisão na traseira de outro veículo, mas com risco de derrapagem em seguida).
  • Curvas fechadas e/ou em superfície escorregadia (Ex.: descida de serra na chuva)

Devido à sua comprovada eficiência e consequentes benefícios para transportadores e passageiros, o ESP está rapidamente se transformando em uma tendência irreversível, uma tecnologia da qual ninguém mais quer abrir mão.  Introduzido pela Volvo Bus em 2004, ele já está presente em mais da metade dos ônibus rodoviários e de turismo vendidos pela Volvo em todo o mundo.