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Há 55 anos, em 1959, o engenheiro sueco Nils Bohlin, da Volvo, criou o cinto de segurança de três pontos, uma das inovações mais importantes da indústria veicular. Ele era projetista de sistemas de ejeção de pilotos para a indústria aeronáutica quando foi contratado pela Volvo, em 1958, para assumir o cargo de engenheiro de segurança da marca. E levou um ano para desenvolver sua invenção.

Até então os cintos de segurança tinham apenas dois pontos, e não prendiam a parte superior do corpo. A Volvo cedeu os direitos de uso do cinto de três pontos à toda a indústria automotiva, e hoje ele é um item obrigatório nos carros fabricados e vendidos em praticamente todo o mundo.

Por sua invenção, Bohlin recebeu a Medalha de Ouro da Academia de Engenharia Científica da Suécia, foi homenageado também pelo Automotive Hall of Fame, em 1999, e pelo National Inventors Hall of Fame, em 2002. O departamento de Patentes da Alemanha classificou o cinto de três pontos entre as oito invenções mais importantes em um século.

O cinto de três pontos é hoje produzido em diferentes versões, mas todas construídas a partir do mesmo conceito idealizado por Bohlin: um dispositivo com três pontos de fixação, simples, eficiente e de fácil manuseio, que possibilita proteger os ocupantes do carro pelo tórax e pelo abdome.

Só nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas deixam de sofrer lesões, a cada ano, graças ao cinto de segurança de três pontos, segundo a National Highway Traffic Safety Administration. Calcula-se que ele já tenha salvo a vida de mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

Veja o vídeo da Volvo mostrando um teste prático do cinto de segurança.