A Volvo lançou uma edição especial e limitada para celebrar os 20 anos do caminhão FH no Brasil. O modelo comemorativo é oferecido em todas as opções de motorização da Volvo: 420cv, 460cv, 500cv e 540cv. Introduzido no mercado brasileiro no início de 1994, importado da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo, o FH começou a ser produzido aqui quatro anos depois, no Complexo Industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.
Série Especial
Externamente, o caminhão da série especial tem uma faixa colorida cruzando toda a lateral da cabine e o logotipo FH 20 anos, além do letreiro superior Globetrotter no alto da parte frontal do veículo com a identificação visual da comemoração ao fundo.
Internamente, conta com uma série de itens de fábrica: air bag, climatizador de ar, suspensão a ar na cabine, bancos em couro, volante em couro, rádio, CD, MP3, comandos no volante e uma faixa de madeira no painel.
O FH 20 anos é equipado com a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift que facilita bastante o trabalho do motorista e economiza combustível. Também possui sensor de chuva, espelho frontal, trava elétrica com controle remoto, lâmpadas 3 Marias, luz de 5ª roda, e anel nas rodas dianteiras. É oferecido nas cores branco ou Preto Magic Metálico.
O mais desejado
Considerado hoje o caminhão mais desejado do mercado, o FH conquistou rapidamente a preferência de motoristas e transportadores por sua avançada tecnologia que proporciona elevado nível de eficiência e reúne um conjunto de soluções em design, conforto, economia e segurança que, em grande parte, nunca haviam sido apresentadas ao mercado brasileiro.
O mais seguro
?O FH pode ser equipado com uma série de avançados dispositivos de segurança ativa, tornando o caminhão o veículo comercial mais seguro de todo o mercado. A segurança está no ?DNA? da Volvo?, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
Além contar com recursos já conhecidos como Air Bag, Freios ABS, e o poderoso freio motor VEB 500, os caminhões Volvo foram os primeiros a ser produzidos com itens de segurança exclusivos, como o Alco-lock, um bafômetro bloqueador de partida, lançado em 2005 e hoje considerado imprescindível por muitos empresários em todo o mundo.
Entre os recursos lançados pioneiramente no Brasil estão os avançados dispositivos de segurança ativa ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (piloto automático inteligente) e o LKS (monitoramento da faixa de rodagem), entre outros itens.
Curvas sem susto
O ESP (Electronic Stability Program) é um moderno equipamento que reduz a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas. Ele detecta a inclinação do veículo e faz as correções necessárias de rotação e frenagem nas rodas, evitando a perda de estabilidade ou capotagem.
Mantendo a distância
O ACC é um moderno mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. Utilizando um radar Doppler, o ACC é um equipamento de segurança de última geração que funciona tanto na frenagem quanto na aceleração. Ele reduz o risco de, em caso de distração ou em uma situação inesperada, por exemplo, o condutor de o caminhão colidir com um automóvel que está trafegando em uma velocidade menor à sua frente.
Evitando dormir ao volante
O LKS (Lane Keeping System) alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem em virtude de um descuido ou desatenção, e é muito útil para evitar acidentes casuais, mas muito graves. Este mecanismo integra também um moderno dispositivo – o DAS, o Detector de Nível de Atenção. Este equipamento é acionado automaticamente quando o motorista apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o veículo na pista, um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir.
Pré-tensionador do cinto
O pré-tensionador do cinto de segurança atua em combinação com o airbag do veículo, este sistema permite a mobilidade do cinto de segurança em caso de acidentes. Nestas situações, o cinto tensiona e, posteriormente, solta até 15 centímetros, segurando o condutor se necessário e, depois, facilita sua movimentação.
I-Shift, Ar, VEB, Farol de Conversão
A caixa de câmbio I-Shift ? outra inovação do FH que revolucionou o mercado brasileiro – também contribui para aumentar a segurança, pois reduz o cansaço do motorista e ajuda a manter atenção no tráfego enquanto a transmissão eletrônica cuida das trocas de marchas. Da mesma forma, o climatizador de ar confere mais segurança não só por proporcionar mais conforto ao dirigir mas também por permitir manter as janelas sempre fechadas. O freio motor VEB ? Volvo Engine Brake confere mais segurança nas descidas de serra e poupa as lonas e discos de freios, e o farol de conversão acompanha o movimento da direção e ilumina a pista em curvas, para melhor visibilidade e consequente maior segurança.
Em seu conjunto, ao reduzir ou mesmo evitar os acidentes, a tecnologia de segurança da marca proporciona mais valor para a operação de transporte e contribui para a meta de Zero Acidentes do grupo Volvo.