airbag

A Volvo foi a primeira fabricante de caminhões pesados do mundo a introduzir o airbag do motorista, em 1994, como item de linha de produção em seus caminhões pesados.

O airbag é uma almofada que, em uma colisão frontal, infla rapidamente, a partir do centro do volante, protegendo o motorista do impacto da colisão.

O airbag dos caminhões é projetado para reduzir as lesões, evitando que a cabeça e peito batam no volante, no painel de instrumentos ou na parte superior do para-brisa. Ele atua apenas em graves colisões frontais, quando um motorista com cinto de segurança precisa de proteção extra para a parte superior do corpo.

Sensores instalados no veículo respondem a certos tipos de impactos frontais, e acionam o airbag. Um grande fluxo de gás é injetado na almofada, inflando-a em uma fração de segundo. A almofada absorve o impacto da cabeça e parte superior do corpo do condutor. Após um segundo, o gás se dissipa rapidamente através de pequenos orifícios, para liberar espaço.

Importante: Para o airbag funcionar de forma eficaz, é essencial manter o cinto de segurança sempre afivelado. O airbag é projetado para funcionar em conjunto com o cinto de segurança, e não para substituí-lo.

Veja no crash test como o airbag funciona.