Investimentos em Infraestrutura, apagão de motoristas, Lei do Caminhoneiro, exames toxicológicos para CNH,  qual é o melhor remédio?

Há grandes debates e decisões em andamento no país sobre temas que têm reflexos em segurança no trânsito em transporte, como a dificuldade de implementação da Lei do Caminhoneiro, a regulamentação da renovação da frota nacional e a obrigatoriedade dos exames toxicológicos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação, entre tantos outros assuntos.

Mas nem a nova lei pode garantir que muitos motoristas usem álcool e drogas ao dirigir veículos comerciais, colocando em risco a própria vida e também a de terceiros. Os exames toxicológicos parta obtenção e renovação da CNH poderão ser obrigatórios, para tentar coibir o uso de drogas ao volante.

O apagão de motoristas também contribui para agravar a situação. Há falta de 50 mil candidatos para a profissão que parece já não ter mais o charme, o espírito de liberdade e aventura que tinha no século passado, quando despertava o interesse de jovens empreendedores, muitos dos quais são hoje grandes empresários do transporte rodoviário.

A grande maioria dos acidentes envolvendo caminhões tem como causa o fator humano. Assim, por mais perfeitas que sejam as máquinas de agora e do futuro, as pessoas continuam sendo o elo fundamental de tudo. Portanto, além da causa, a solução também está no ser humano.