almqvist2

Você pode fazer parte disso dirigindo com mais cuidado, não com tanta pressa, com o objetivo de querer voltar sempre para sua família, para seus filhos?, disse. ?Os acidentes não podem ser vistos como fatos corriqueiros?, ressaltou.

O palestrante apresentou estatísticas sobre acidentes no Brasil e no mundo. Segundo ele, 82% dos acidentes de trânsito envolvem motoristas do sexo masculino e, entre as maiores vítimas, estão pedestres e motociclistas.

Para ele, o motorista de caminhão é uma peça fundamental no futuro do transporte de cargas. ?Em alguns lugares, colocamos qualquer pessoa na direção, pagamos pouco e corremos riscos?. Alqmivist apresentou um perfil do motorista profissional de cargas brasileiro e comentou sobre a importância de uma jornada de trabalho adequada, com os períodos de descanso necessários.

Levantamentos apresentados durante a palestra mostraram que as causas de acidentes estão relacionadas a problemas no veículo (10%), ao ambiente das estradas (30%) e, principalmente relacionados ao comportamento do motorista (90%). Também há a combinação destes três fatores. A desatenção, o cansaço, o uso de drogas, o álcool e as jornadas excessivamente longas estão envolvidos na maior parte dos acidentes.

Almqvist afirmou que um bom ambiente de trabalho, com acompanhamento da saúde periódico do motorista e o envolvimento da família do profissional, resulta em ganhos para o negócio, bem como o treinamento. ?Os caminhões mudaram muito nos últimos anos com novas tecnologias, e continuam a evoluir. É importante conhecer os recursos do veículo, por isso o treinamento é vital?, afirmou.

Segundo ele, quando os motoristas têm boas condições de trabalho, o número de acidentes cai. ?Motoristas treinados trazem ganhos para a empresa, há uma menor rotatividade de profissionais, com maior segurança e saúde no trabalho?, afirmou.