O Relatório Europeu de Investigação de Acidentes e Segurança 2013 baseia-se no trabalho do Grupo de Investigação de Acidentes da Volvo Caminhões, bem como em dados obtidos a partir de instituições e autoridades europeias. Ele descreve como e porque os acidentes com caminhões ocorrem, e o que pode ser feito para reduzir o risco dos acidentes e as suas consequências.

“90 por cento de todos os acidentes com caminhões decorrem do fator humano, por exemplo, quando um ou mais condutores dos veículos envolvidos estão distraídos ou subestimam a sua velocidade”, afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança da Volvo Trucks.

Caminhoneiro europeu não bebe

O relatório também revela que – na Europa – beber e dirigir não é uma das principais causas de acidentes envolvendo motoristas de caminhão. Apenas 0,5% dos motoristas envolvidos em acidentes graves estavam sob a influência de álcool. Lá, o número correspondente de motoristas sob influência de álcool envolvidos em acidentes, para automóveis de passageiros, varia entre de 15 a 20%.

Caminhões pesados ??estão envolvidos em 17% de todos os acidentes fatais e em 7% dos acidentes com danos pessoais. A maioria dos acidentes com motorista de caminhão com lesões, são incidentes envolvendo um único veículo, como quando o caminhão perde o controle e sai para fora da estrada. Mais da metade de todos os acidentes graves com caminhões são colisões entre carros e caminhões.

“O acesso aos dados sobre os acidentes é extremamente valioso para o nosso trabalho, pois nos ajuda a definir as prioridades certas em nosso desenvolvimento de produtos. Por exemplo, nós temos níveis de segurança reforçada em nossos modelos de caminhões mais recentes, com uma gama de sistemas de apoio que melhoram a visibilidade, alertam o condutor ou focam a atenção do motorista caso algo esteja errado”, explica Almqvist.

 

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Saiba mais sobre o Grupo de Investigações de Acidentes da Volvo Caminhões

Veja a versão completa do European Accident Research and Safety Report 2013.