Grandes cidades dão indícios de saturação do trânsito, com aumento de acidentes e do tempo gasto em deslocamentos, gerando perda de interesse, das pessoas, por automóveis.

transmileniobogotabxLeg

Gastando em média 2,4 horas por dia, pessoas que moram em grandes cidades, como São Paulo, perdem até um mês de seu tempo, por ano, em deslocamentos ou presas no trânsito (Veja esta notícia na fonte). Para acompanhar a demanda e otimizar a mobilidade urbana, as grandes cidades deverão priorizar o transporte coletivo de passageiros com sistemas mais modernos, como os BRT. Com tecnologia e gestão mais eficazes, eles contribuirão para aumentar também a segurança no trânsito, salvando mais de 4 mil vidas até 2016 (Veja os dados direto na fonte).

Enquanto isso não acontece, o crescente uso dos automóveis vem acompanhado de um número cada vez maior de acidentes. O cinto de segurança, obrigatório há 16 anos, pode evitar a morte de 6 mil pessoas por ano em nosso país, segundo especialistas (Veja esta notícia na fonte, o site do G1).

Será que tudo isso poderá fazer com que o carro, considerado ?a máquina que mudou o mundo?, deixe de ser um objeto de desejo de consumo da sociedade moderna para dar lugar a modernos sistemas de transporte público mais ?democráticos? e eficazes? Há indícios que sim, isto começa a acontecer: veja um exemplo neste link.