RelatorioOCDE_IRTAD

Enquanto no Brasil os acidentes de trânsito provocam 23 mortes para cada 100.000 habitantes, outros cinco países – Dinamarca, Noruega, Suécia, Reino Unido e Islândia –  já conseguiram reduzir esse índice para menos de 3. De 2000 a 2012 os países da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico,  reduziram cerca de 40% o número de mortes, salvando aproximadamente 45 mil vidas.

Estas e outras informações sobre acidentes de trânsito e programas de redução de acidentes em países da OCDE e países membros do OCDE-IRTAD estão disponíveis no Relatório Anual de Segurança no Trânsito divulgado recentemente pela OCDE. O documento está disponível no site oficial em versão completa ou resumida.

As informações do International Traffic Safety Data and Analysis Group (IRTAD) contém dados de países membros e não membros da OCDE, já que o IRTAD reúne mais de 70 organizações, entre órgãos e entidades de diferentes partes do mundo, como Argentina, África do Sul, Espanha, Finlândia, Lituânia, etc.

Os principais problemas da segurança no conjunto destes países são semelhantes aos nossos: comportamento inadequado, excesso de velocidade, álcool/drogas, não uso do cinto de segurança e do capacete para motociclistas, e uso de celular ao dirigir.

O relatório mostra exemplos de países que conseguiram reduzir seus índices de acidentes com mortes no trânsito, destacando-se entre eles a Espanha com 67%, Dinamarca (66,5%) e Portugal (65%) de redução de acidentes; Estados Unidos conseguiram baixar seus índices em 20% enquanto a Austrália conseguiu diminuir em 28%.

O Brasil, não é membro da OCDE, o que torna impossível uma comparação mais apropriada com os demais países. Pelos números da Organização Mundial de Saúde o Brasil está em situação bastante desfavorável no ranking global. Contudo, outras nações apresentam números que chegam a ser o dobro dos nossos.

O relatório da OCDE-IRTAD está disponível em duas versões, uma em versão completa e outra resumida, em inglês, nos endereços http://internationaltransportforum.org/irtadpublic/pdf/13IrtadSummary.pdf e http://internationaltransportforum.org/Pub/pdf/13IrtadReport.pdf