A partir dessa data, os motoristas que foram flagrados com os faróis apagados estarão cometendo uma infração média, receberão 4 pontos na carteira de habilitaçãoe multa de R$ 85,13. Esse valor, porém, sofrerá aumento (juntamente com as demais multas de trânsito) de 52% em novembro desse ano e passará a ser de R$ 130,16.

Essa medida simples tem o objetivo de diminuir as taxas de acidentes de trânsito no país. A baixa visibilidade está entre as causas de colisões. Outros países, onde a lei já vigora há mais tempo, relatos indicam que houve de fato um decréscimo nas ocorrências de trânsito.

De acordo comNeuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística, acredita-se que haverá redução no índice de acidentes, mas ela não será tão significativa como a que ocorre nos países nórdicos por exemplo, onde essa exigência é mais antiga. “A diferença é que lá as condições climáticas e meteorológicasdificultam muito mais a visibilidade durante o dia”, detalha.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que não há como quantificar, neste momento, os resultados e benefícios que essa nova lei trará para a população. Cabe a eles orientar e informar os motoristas para a mudança da regulamentação e fazê-la cumprir.Os resultados poderão ser efetivamente mensurados após algum tempo de aplicação da lei. Ainda, para Diego Fernandes Brandão, assessor de Comunicação Social da PRF, “qualquer medida que objetive melhorar a visibilidade dos veículos é benéfica para a segurança no trânsito”, afirma.

E qualquer atitude que reduza o risco de ocorrer acidentes, é fundamental. Por isso, pela sua segurança e a de outros, adote esta prática!