T2008_1632

Elimine distrações. Foque na tarefa de estacionar. Confira todos os espelhos frequentemente e mantenha seu pé direito longe do acelerador. Esses são apenas alguns dos cuidados necessários antes de dar a ré em qualquer veículo, ainda mais se for um caminhão atrelado a uma carreta.

“Se pensarmos que o comprimento total de um caminhão pode chegar facilmente a 30 metros e, ainda, ter articulações, não é difícil imaginar o quanto é perigoso dirigir uma carreta. Por isso, procurar uma formação adequada e eficiente é fundamental antes de operar qualquer veículo desse tipo”, enfatiza Paulo de Quadros, da área de Desenvolvimento de Competências da Volvo do Brasil.

E, movimentar-se de ré, exige ainda mais capacidade do motorista, principalmente nas vias públicas ou mesmo em locais de grande concentração de veículos, como postos de combustível. A falta de habilidade ou atenção pode ocasionar desde pequenos prejuízos materiais a graves acidentes envolvendo quem está ao redor.

“Antes de tudo é preciso ter consciência do ambiente onde se está, para que o motorista possa se lembrar onde estão os obstáculos e obstruções mesmo depois que eles tenham saído de vista nos espelhos. Depois, é necessário que o motorista verifique os ajustes do banco, a altura do cinto de segurança e a limpeza e o ajuste dos retrovisores, que devem ser feitos por último”, completa Paulo.

Modelos mais novos de caminhões vêm equipados com múltiplos espelhos retrovisores e, até mesmo câmeras, inclusive de ré. Mas, ainda assim, existem as situações adversas, como o clima. Em dias de chuva, por exemplo, os retrovisores ficam com a imagem distorcida, por conta da água que escorre sobre eles.

“Por tudo isso, a situação ideal ao se manobrar de ré é ter alguém do lado de fora auxiliando o motorista. Mas quando isso não for possível, o motorista bem treinado saberá manter a calma e colocar em prática tudo o que aprendeu na teoria, inclusive sobre toda a engrenagem do veículo, o que também evitará o desgaste e até quebra de peças”, finaliza Paulo.