O órgão National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que revelou os dados, disse que ainda e muito cedo para determinar quais foram os fatores principais que contribuíram para o aumento de mortes nos acidentes de trânsito, embora o chefe da agência, Mark Rosekind, disse que o aumento de uso de smartphones enquanto se dirige teve um aumento significativo no número de mortes do país.
Ele afirma que as leis precisam ser elevadas para nível estadual, tornando ilegal a direção enquanto se usa um smartphone. Atualmente, nos EUA, 14 estados possuem leis que impedem que um motorista use um dispositivo eletrônico ao volante. Como cada estado possui uma lista de aplicação primária, isto significa que um policial pode pará-lo a qualquer momento e multá-lo pelo ato. Todos os 50 estados possuem leis contra o envio de mensagens de texto durante a condução, embora seja uma aplicação primária.
A conscientização, no entanto, precisa partir de cada um dos usuários. O problema do uso de smartphones enquanto se dirige não existe somente nos Estados Unidos, mas também no Brasil e em praticamente todos os outros países. Como a fiscalização consegue ser “burlada” de diversas maneiras, muitos usuários se sentem invulneráveis ao praticar o ato irresponsável.
Rosekind também afirma que o aumento do uso de smartphones é significativo e que “não há dúvida de que ele desempenha um papel” sobre o aumento de acidentes no país, embora a empresa não tenha determinado isto como um grande papel, pois não existem informações suficientes.
Fonte: Tudo Celular