Como o próprio nome sugere, os operadores podem fazer uma simulação do que encontrão em campo, tanto em termos de utilização dos equipamentos de construção quanto dos ambientes onde eles atuarão.
Os ganhos com esse tipo de treinamento já começam com o tempo que os operadores precisam para aprender. A redução da curva de aprendizagem fica em cerca de 20%. E, com a aprendizagem, o operador passa a utilizar todos os seus amplos recursos, aumentando a disponibilidade e o desempenho da operação, bem como a almejada rentabilidade para o cliente.
Os simuladores têm ainda outro grande trunfo, a segurança. Os ganhos nesse quesito, não podem ser medidos quantitativamente, mas há de se concordar que seria impossível não trazerem benefícios. Além de ficar menos tempo exposto aos riscos inerentes a um aprendiz, o operador pode realizar comandos mais ousados, pois mesmo que aconteça um tombamento, não será um acidente, e sim uma simulação. E, sem medo de errar, fica mais fácil identificar o que pode e o que não pode ser feito quando a simulação virar uma realidade diária. Um reforço importante ao “manual do operador” que toda máquina possui, contendo várias informações de segurança do equipamento. Esse manual é utilizado como roteiro quando se faz a entrega técnica do equipamento.
Um dos treinamentos oferecidos com simuladores, o EcoOperator, é de 40 horas-aula divididas em cinco dias. No primeiro, o instrutor vai a campo com o operador para fazer uma pré-avaliação e, no segundo dia, a aula é teórica, baseada nas informações colhidas. No terceiro e quarto dias o treinamento é realizado em simuladores e, no último, o operador volta a campo com instrutor para comparar a operação antes e depois do treinamento.
Os simuladores Volvo são usados para treinar operadores iniciantes ou para melhorar o desempenho dos profissionais. O grande número de cenários e os comandos idênticos aos de um equipamento real, possibilitam aos usuários aprender desde manobras básicas, até operações complexas, em situações difíceis ou que oferecem riscos.
Uma das vantagens de utilizar as máquinas de forma correta é a redução no consumo de combustível, nesse caso em até 25%. E, consequentemente, dos custos operacionais e das emissões de poluentes. Enfim, o treinamento está totalmente alinhado aos valores da marca, pois garante mais qualidade para a operação, segurança para o operador e respeito ao meio ambiente.