Por meio de reuniões periódicas com equipes de vendas e pós-vendas da fábrica, das concessionárias e de clientes de ônibus, discutem-se vários temas para levantar as necessidades e customizar o atendimento de acordo com as características de operação.

“A ideia é oferecer a maior disponibilidade dos nossos veículos e o menor custo por quilômetro para o cliente”, destaca Helvio Lopes, gerente de serviços de pós-venda de ônibus do Grupo Volvo América Latina.  ”E a segurança se encaixa perfeitamente nesses objetivos.

Tanto que um dos pilares de sutentação do pacote de soluções de telemática oferecido pela marca diz respeito à segurança do veículo e conforto dos passageiros”, completa ele. A primeira empresa a receber o programa VED foi a Viação Santa Brígida, um dos operadores de transporte urbano de São Paulo. No primeiro semestre deste ano, a empresa registrou 37% menos colisões na cidade.

Por meio da telemetria é possível acompanhar o perfil de condução de cada motorista, incluindo a quantidade de frenagens, acelerações e curvas bruscas, por exemplo. ”Com isso, o responsável pela gestão de frota pode avaliar o que deve ser mudado ou melhorado em sua equipe de motoristas. E, com uma condução mais segura, haverá menos desgastes de componentes e, consequentemente, menor custo operacional e maior rentabilidade. Ou seja, atinge-se um círculo virtuoso”, acrescenta Hélvio.

O Volvo Equipe Dedicada foi criado em 2013 e é ofertado para clientes que tenham a partir de 50 ônibus da marca em sua frota, urbanos ou rodoviários. Atualmente, as equipes de trabalho já atendem quase 100 clientes de ônibus da marca em sete países da América Latina: Brasil, Chile, Peru, Equador, Uruguai, Jamaica e Panamá. No ano que vem, o programa deverá estar disponível também para os clientes de caminhão Volvo.