Segundo Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), houve diminuição de 22% no número de vítimas fatais.
Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), houve diminuição de 22% no número de vítimas fatais e 7% no quantitativo de acidentes nas rodovias federais concedidas da 1ª, 2ª etapa e Eco101 (3ª etapa) no primeiro semestre de 2015.
Os dados reafirmam a melhoria da segurança nas rodovias federais conferidas, conforme constatou balanço elaborado pela ANTT. De acordo com a superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária, Viviane Esse, o aprimoramento das exigências contratuais e das fiscalizações sobre as concessões é o principal motivo do aperfeiçoamento da infraestrutura dos trechos. Os contratos preveem a execução de obras de melhorias físicas e operacionais, além de ampliação da capacidade das vias para garantir o bem-estar dos usuários e as condições de fluidez do tráfego.
Entre os requisitos contratuais destaca-se a elaboração de um Programa de Redução de Acidentes (PRA), com acompanhamento anual, no qual são apresentadas informações de pontos críticos, bem como soluções a serem implantadas em curto, médio e longo prazos.
Campanha
Neste ano, o tema da Semana Nacional do Trânsito é dedicado à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (2011 – 2020), que visa tomar novas medidas de prevenção de acidentes no trânsito em todo o mundo, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. A meta é reduzir em 50% o número de mortos no trânsito no Brasil no período de 10 anos.
Além da regulação e fiscalização, a ANTT tem trabalhado em campanhas educativas e de responsabilidade social para contribuir para a redução de acidentes.
Nesse contexto, a campanha “Vou de Cinto”, realizada em parceria com a concessionária CCR Nova Dutra, tem gerado resultados positivos, com cerca de 400 abordagens por ação mensal. A mudança de cultura pode prevenir até 75% o risco de uma lesão grave num acidente.
O objetivo é expandir a iniciativa para outras concessionárias, em uma campanha nacional de conscientização. Em 10 de setembro, a ANTT apresentou a ideia para o Projeto Escola, do grupo Arteris, que detém cinco concessões rodoviárias federais. “Acreditamos que o processo de educação e prevenção pode resultar em uma mudança de atitude, desde a idade infantil”, explica Paulo Hermínio.
Participação da população
Com o slogan “Seja você a mudança no trânsito”, a ideia da Semana Nacional de Trânsito é também mostrar que a segurança viária é responsabilidade de todos: órgãos públicos, motoristas, passageiros, pedestres. A união de esforços entre a sociedade e o poder público visa salvar vidas. O uso dos equipamentos de segurança e a utilização da faixa de pedestre e das passarelas são medidas que podem fazer a diferença.
Fonte: ANTT