A Operação Lei Seca realizada pelo estado do Rio de Janeiro, reconhecida pelo Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito em 2010 é exemplo a ser seguido em todo o país.
Em oito anos foram realizadas mais de 17 mil ações de fiscalização por todo o estado e mais de 2,4 milhões de motoristas foram abordados. Destes, cerca de 167 mil pessoas apresentavam sinais de embriaguez e tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. No ano que começou a operação o percentual de motoristas abordados embriagados nas blitzes era de 7,9%, passados 8 anos esta média caiu para 4,5%, ou seja, houve uma queda de 43% nas incidências de alcoolemia.
O sucesso da operação lançada em março de 2009 rendeu ao estado do Rio de Janeiro o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito em 2010, após obter redução de 32% no número de mortes nos acidentes de trânsito. A Operação Lei Seca é um dos melhores exemplos de boas práticas já reconhecidas pelo Prêmio Volvo que continuam em atuação com excelentes resultados.
Além do aspecto educativo e de fiscalização, a Lei Seca também gerou bons resultados para a segurança pública do estado. Durante as blitzes, foram capturados 152 foragidos da Justiça. Os agentes também recuperaram 146 veículos roubados e apreenderam 64 armas de fogo.