Em dezembro de 2015, o sociólogo e expert em transformação cultural, gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional, Odino Marcondes, fez o lançamento do seu livro “O poder de uma visão inspiradora – Como o futuro ilumina o presente das organizações”. Sua obra é resultado de uma pesquisa realizada com as 100 Melhores e Maiores Empresas Brasileiras listadas no Guia da Revista Exame, naedição 2013/2014. O foco da investigação foi verificar o teor do Marco Filosófico (visão, missão e valores) das principais empresas do país. Em seu levantamento, o autor descobriu que 81% das visões pesquisadas não são originais, nem inspiradoras e ainda apresentam erros conceituais. Os principais são:

  1. A visão de futuro é uma realidade imaginada e, portanto, não pode ser redigida começando por um verbo, que representa ação. A frase correta deve começar por um substantivo;
  2. As visões não podem ser quantitativas nem conter prazos, pois isso é meta;
  3. As visões devem ser inspiradoras. Ninguém se inspira para ajudar a empresa a “faturar um bilhão de dólares até 2016”. As pessoas querem fazer a diferença;
  4. O Marco Filosófico deve refletir a cultura daquela organização. Odino afirma que muitas visões são de uma mesmice atroz, como, por exemplo: “Ser a melhor empresa do Brasil”.

Lições da visão da Volvo

A visão de futuro da Volvo é curta e objetiva: “Zero Acidentes com veículos do Grupo Volvo no Brasil”. A frase tem outras qualidades, como ser inspiradora e atemporal. Além disso, é impredizível, ou seja, não há garantia de que será alcançada. Para que ela se concretize, além de produzir ônibus e caminhões cada vez mais seguros, a Volvo terá que atuar sobre as outras variáveis, como os motoristas, as empresas transportadoras e as estradas. Apesar de ser uma visão quantitativa, o “zero” é uma referência provocadora para estimular uma redução significativa. “A visão da Volvo é uma das raras visões que atendem a todos os requisitos. Isso é motivo de orgulho”, avalia Odino.

Para o autor, ter uma visão inspiradora funciona como uma importante razão para as pessoas acordarem todos os dias para trabalhar, além da necessidade de ganhar dinheiro para pagar as contas e criar os filhos. “Ela dá um sentido maior ao trabalho, permite que as pessoas tomem decisões quando existem dúvidas que não são cobertas por normas ou regulamentos. Por isso é importante que qualquer empresa, independente do seu tamanho, se dedique para ter um Marco Filosófico bem definido. Não se pode ter pressa para terminar de formulá-lo, nem tampouco preguiça para encarar todos os desafios dessa tarefa. É preciso entrar em contato com todas as suas contradições para produzir uma declaração que não fique apenas enfeitando a sala de espera da empresa”, conclui.

Como comprar?

O livro está à venda na Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/p/o-poder-de-uma-visao-inspiradora-46125219)e na editora HSM Educação Executiva (http://www.hsm.com.br/livros/5792/o-poder-de-uma-visao-inspiradora). Também é possível adquirir a obra diretamente com o autor. Solicite pelos contatos: odino.marcondes@marcondes.net e www.marcondes.net