Recentemente traduzida para o português, a Norma ISO 39001, que regulamenta a segurança em transportes, passa a ser adotada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade brasileira responsável pela adoção das normas ISO em nosso país. A nova norma contribuirá para a diminuição dos acidentes no Brasil, alinhado à meta de redução de 50% das mortes no trânsito, proposta pela ONU e Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020.

“A preocupação, o cuidado e a necessidade de reduzir perdas e otimizar a gestão acabam levando aqueles que já adotaram normas como a ISO 9000 E ISO 14000, por exemplo, a adotar também esta nova norma, caso tenham em suas atividades operações de transporte ou deslocamentos viários”, explica Adauto Martinez Filho, da ABNT, que coordenou a comissão responsável pela tradução/adoção da ISO 39001 para o Português.

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o comitê técnico da ISO se reúne em São Paulo com a ABNT e o lançamento oficial da norma ocorre nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília. “Uma vez lançada a versão brasileira, a tendência é começar o processo de certificação. Para as empresas que já possuem ISO ou normas similares, é relativamente mais fácil, pois já estão habituadas com os procedimentos e requisitos demandados pelas mesmas”, afirma Paulo Gottlieb, da TRS Engenharia, consultor especialista em segurança no trânsito que participou da comissão responsável pela tradução da norma, na ABNT.

Podem ser certificadas pela nova norma não apenas empresas que tenham o transporte como atividade principal, mas uma vasta gama de empresas, instituições, entidades ou órgãos públicos que tenham alguma interface com sistema viário, segurança no trânsito ou transporte, explica Adauto Martinez Filho, da ABNT.

Ao adotar a nova norma, o Brasil também passará a fazer parte do Technical Committee 241, da ISO, responsável pela norma ISO 39001 e sua implantação a nível global, sendo representado por Martinez Filho. “A ABNT é a representante oficial da ISO no Brasil e, pela primeira vez, passaremos a integrar também um comitê global”, afirma Martinez Filho.

Martinez Filho e Gottlieb lembram a importância da participação da Volvo na disseminação da adoção da nova ISO no país. “Desde que foi lançada, a nível mundial, a Volvo passou a divulgá-la em seus seminários de Segurança no Trânsito, promovidos pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito(PVST)”, recorda Paulo Gottlieb. 

O PVST, lançou em outubro de 2014,o Manual da ISO 39001, que está disponível para download no portal do Programa e orienta as empresas sobre como obter a certificação. O manual fez parte de um conjunto de ações realizadas pela Volvo para fortalecer no Brasil a visão do “Zero Acidentes”, adotada recentemente pelo Grupo Volvo, que tem como ideal de futuro zerar os acidentes envolvendo os seus produtos.  Confira: http://bit.ly/1OV8iTC