Um desses órgãos vitais é o sistema de freios. Desde o início de 2014, a legislação exige que todos os veículos automotores produzidos no Brasil saiam da fábrica com sistema de frenagem ABS.
Mas a tecnologia de nada adianta se o condutor não souber usar os freios corretamente.Em primeiro lugar, é preciso conhecer o sistema de freios, incluindo o circuito pneumático, os tanques e mangueiras de ar, bem como o cilindro e o tambor de freio. Aliás, um dos sinais de que algo está errado é quando o tambor encosta na lona de freio gerando fumaça e aquele conhecido cheiro de “lona queimando”. E segundo lugar, vem o uso correto não só do sistema como um todo, mas o tipo de freio em cada situação, ou seja, quando é melhor usar o freio motor, como usar o freio de serviço (de pedal) e o freio estacionário. E todo esse conhecimento só é possível quando há treinamento e capacitação adequada para os motoristas que vão operar os veículos.
Nessa lista vital, também é importante acompanhar de perto a manutenção periódica dos veículos, incluindo os freios. “Lembrando sempre que mais importante que a manutenção corretiva é a manutenção preventiva. Ela é fundamental para a adequada gestão de riscos em qualquer operação.Com issotudo, além de preservar a segurança, ainda haverá um ganho de rentabilidade e economia”, comenta Vânio Albino, instrutor da área de Desenvolvimento de Competências do Grupo Volvo no Brasil.
Quando o assunto é segurança no transporte, saber parar com segurança é tão importante quanto saber rodar pelas ruas e estradas.