Prática cada vez mais frequente no dia-a-dia de motoristas amadores e profissionais, dirigir e teclar no celular, ao mesmo tempo, é hoje uma das distrações ao volante mais comuns entre as causas de acidentes de trânsito. Nos Estados Unidos, dirigir e teclar ao celular causa 1 milhão 600 mil acidentes por ano, segundo a matéria publicada pelo Fantástico no último domingo. A reportagem mostra como isso acontece, por meio de testes realizados com pessoas em automóveis de passeio.
Clique para ver a matéria no site do G1
Em caminhões, as distrações em função de SMS de celular aumentam o risco de acidentes em 23 vezes, segundo o diretor de segurança da Volvo Trucks, Carl Johan Almqvist, citando o relatório ?Driver Distraction in Commercial Vehicle Operations?, publicado em 2009 pela Federal Motor Carrier Safety Administration, dos Estados Unidos.
Clique para ver a versão completa do Driver Distraction in Commercial Vehicle Operations
Em sua palestra durante o Fórum Volvo de Segurança no Trânsito, em setembro de 2013, Almqvist, apresentou outros estudos mostrando que a desatenção ? ou distração – ao volante é o principal fator que contribui para colisões, respondendo por 78% de todas as colisões e por 93% das colisões traseiras em carros de passeio. Já em veículos comerciais, as distrações estão relacionadas como causas de 71,4% de todas as colisões e em 60% de todos os eventos críticos de segurança segundo estudos e pesquisas apresentados pelo especialista.