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Segundo o órgão, a medida tem o objetivo de uniformizar os procedimentos para atender candidatos e condutores com deficiência auditiva. Ainda conforme a resolução, o intérprete pode ser substituído por ferramentas tecnológicas que supram essa necessidade.

A resolução do Contran prevê que o cidadão com deficiência auditiva tenha atendimento especializado nas fases de avaliação psicológica; exame de aptidão física e mental; curso teórico técnico; curso de simulação de prática de direção veicular; exame teórico técnico; curso de prática de direção veicular; exame de direção veicular; curso de atualização; curso de reciclagem de condutores infratores; cursos de especialização.

A presença de um intérprete deverá ser garantida pelos órgãos de trânsito no momento do credenciamento e autorização dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Os profissionais do próprio estabelecimento deverão ser capacitados para cumprir a função.

Campanha
Em setembro de 2014, uma campanha mobilizou o meio artístico para sensibilizar direções de Detrans do país a instituir o atendimento em Libras nas autarquias. Clicados pelo fotógrafo Gustavo Scatena, artistas como Glória Menezes, Ronnie Von, Regina Duarte e Sabrina Sato seguravam placas com a mensagem “Detran sem Libras = surdo sem acessibilidade”.

A campanha teve início em Sorocaba, no interior paulista e logo ganhou diversos adeptos que disseminaram pela internet a mensagem para que os deficientes auditivos tivessem um atendimento mais humanizado na hora de tirar a CNH.

Fonte: Radar Nacional