A Daniel Transportes, empresa cearense, com mais de 30 anos, prova que sim. A empresa apostou em Programas de Segurança no Trânsito e conseguiu reduzir o índice de acidentes para apenas cinco ocorrências no período de oito anos. As iniciativas da empresa são exemplos de como é possível engajar os motoristas na busca por um trânsito mais seguro para todos.

Assim que ingressam na transportadora, os funcionários são capacitados sobre os Procedimentos de Trabalho para Motoristas, que apontam atitudes que garantem um transporte com segurança e qualidade.  A empresa investe em treinamentos mensais com profissionais externos ou representantes da área de Recursos Humanos e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) para que os motoristas desenvolvam suas atividades corretamente, reduzindo riscos de acidentes e garantindo um trabalho eficaz e seguro. “Realizamos também reuniões semanais conduzidas pelo Gestor de Transporte, nas quais a Segurança no Trânsito sempre está em pauta. Além disso, aproveitamos os momentos de menor atividade para reunir os grupos de motoristas e orientá-los sobre a importância de dirigir com prudência e sobre suas responsabilidades na atividade que exercem. Nessas oportunidades procuramos esclarecer dúvidas sobre os principais riscos no trânsito, sobre leis e procedimentos”, informa Germano Frota, da Daniel Transportes.

Para a empresa, a segurança do colaborador e a qualidade dos seus serviços são valores que estão colocados em primeiro lugar. “Investimos em Programas de Segurança porque sabemos que são fundamentais para reduzir os índices de acidentes. Por meio da reflexão frequente sobre o tema, nossos colaboradores estão mais informados e conscientes de seus papéis para um trabalho mais seguro”, conclui Germano.

Atualmente, a empresa conta com 58 motoristas, que realizam transporte de contêineres, cargas soltas diversas e cargas especiais em todo o território nacional. A frota da empresa é composta por 56 caminhões, 3 caminhões truckados, 1 caminhão comboio, 1 ônibus e 2 vans.