Em dias chuvosos, os motoristas devem se preocupar com a aquaplanagem. Vários fatores contribuem para que ocorra, como por exemplo: velocidade, qualidade do asfalto, quantidade de água na pista e principalmente, o estado de conservação dos pneus.
Como não é possível controlar vários desses fatores, é importante estar atento ao que está ao seu alcance. Para evitar a aquaplanagem existem algumas medidas de segurança, como:
- Revisar o estado dos pneus do seu veículo, pois se estiverem “carecas” a aderência do pneu no asfalto será menor e consequentemente, maior o risco de aquaplanagem;
- Mantenha os pneus sempre calibrados e com a pressão indicada pelo fabricante do veículo;
- Tenha os quatro pneus com a mesma medida e desenho;
- Faça o rodízio a cada cinco mil quilômetros;
- Reduza a velocidade em dias de forte chuva, sempre acionando os freios antes de passar por uma possa d’água;
Mas se ainda assim ocorrer uma aquaplanagem, algumas atitudes são indispensáveis:
- Retire imediatamente o pé do acelerador. Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas;
- Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência.
- Caso o veículo possua freios ABS (não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.