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Um sistema que permite que as empresas de transporte de passageiros acompanhem a forma de direção de cada motorista em tempo real e, com isso, corrijam qualquer comportamento negativo no momento da ocorrência ou no final da viagem.

Há alguns anos, esse recurso pareceria uma história de ficção. Mas, agora no século XXI, essa é uma realidade para empresas que têm gestores de frotas com recursos modernos como a telemetria embarcada. Por meio dela, é possível registrar excesso de velocidade, freadas bruscas ou freqüência de quick down (redução imediata). Mais de 40 sensores distribuídos pelo chassi dos ônibus mantêm 100% do tempo de operação monitorado.

Na Expresso Nordeste, empresa de Campo Mourão-PR, com mais de 50 anos de fundação, não são registrados acidentes com afastamento desde 2007. “E, desde o ano passado, quando foi adquirido o gerenciador de frota da Volvo Bus para alguns de nossos ônibus, tem sido mais fácil manter essa condição”, comenta João Carlos Rocha, de Telemetria e Monitoramento de Frota, da Nordeste. Cerca de 60% da frota de 300 veículos já conta com o sistema.

O gerenciador de frota chegou para reforçar ainda mais os cuidados que a Expresso Nordeste tem com a segurança. “A cultura da empresa é de segurança para os motoristas e para os passageiros, por isso são feitos importantes investimentos em treinamento dos motoristas, a fim de desenvolver cada vez mais sua atenção e eficiência”, comenta Flávio Costa, Gerente de Marketing.

Atualmente, a Expresso Nordeste conta com mais de 100 linhas, incluindo linhas regulares, de fretamento e de turismo, rodando mais de 1,7 milhões de quilômetros mensalmente. “Hoje, são cerca de 280 motoristas, que recebem treinamentos periodicamente, além de participarem de palestras sobre segurança”, comenta Renildo Góes da Silva, um dos instrutores da Nordeste.

Além de incrementar a segurança, estabelecer um padrão às viagens e oferecer mais conforto para os passageiros, o sistema de gerenciamento de frota foi criado para outro importante benefício, que é a economia no consumo de combustível. A Expresso Nordeste já conseguiu uma redução de 9% nesse custo. O que, invariavelmente, aumenta a rentabilidade da companhia.

Além de diversas linhas executadas no Paraná, a Expresso Nordeste oferece  transporte de passageiros de Foz do Iguaçu (PR) ao Rio de Janeiro (RJ); de Marechal Cândido do Rondon (PR) a São Paulo (SP); e de Florianópolis (SC) a Asunción (PY).