tag_decada-1024x1024

O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas com sequelas.

A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030, se nada for feiro. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.  Com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” a intenção da ONU é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito publicado pela OMS em 2015, 79 países diminuíram o número de vítimas e outros 68 aumentaram o índice. A taxa do Brasil, desde 2003, subiu de 18,7 para 23,4, para cada 100 mil habitantes  e já se aproxima daquela dos países africanos com trânsito mais perigoso.

Ainda de acordo com o relatório, o Brasil foi considerado um país com leis adequadas de trânsito, exceto aquelas com relação a limites de velocidade. Muitas cidades do país têm vias urbanas com limite de 80 km/h, mas a OMS só considera seguras vias urbanas com limite de 50 km/h.Em notas de zero a dez, o país recebeu apenas conceito 6 para a implementação de regras como a obrigatoriedade de capacete e o transporte adequado de crianças (no banco de trás, com assentos e cinto apropriados). O respeito à obrigatoriedade do cinto de segurança e a velocidades máximas receberam nota 7. A proibição do álcool ao volante recebeu nota 8.

O país tem muito que avançar para diminuir os índices de acidentes e fatalidades no trânsito. É essencial ampliar a conscientização, a capacitação de todos que utilizam os veículos e mobilizar as autoridades e entidades para que assumam uma postura proativa em benefício de um trânsito mais seguro. Com esses propósitos e alinhados a meta global do Grupo Volvo de zerar os acidentes com seus veículos, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito une esforços para contribuir de forma efetiva para a diminuição dos índices de acidentes no Brasil.