Beber álcool e dirigir é um fator de risco, causa acidentes de trânsito, ferimentos e mortes, mas a utilização de drogas está causando crescente preocupação em muitos países ao redor do mundo.

Diante do problema, a Organização Mundial da Saúde divulgou o relatório Drug use and Road SafetyUso de Drogas e Segurança no Trânsito com o objetivo de fornecer informações sobre o tema para apoiar decisões sobre políticas de segurança viária em Estados Membros da OMS.

Baseando-se no crescimento do conhecimento nesta área ao longo das últimas décadas, o documento descreve o impacto do uso de drogas sobre a segurança no trânsito e sugere o que pode ser feito para reduzir lesões e mortes nas estradas. Três categorias de droga psicoativa são relevantes para o risco de lesões no tráfego rodoviário: drogas ilícitas, drogas prescritas e substâncias psicoativas.

O estudo está disponível somente em inglês e apresenta como as drogas podem prejudicar a condução, formas de prevenções e sugestões para o futuro.

Acompanhe conosco a tradução das principais informações do estudo, nas próximas semanas.