De acordo com estudos da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), cerca de 87% das viagens em transporte público coletivo urbano no Brasil são feitas por ônibus. Assim como, dos 5500 municípios brasileiros, 3300 são atendidos por esse modo de transporte.
Marcos Bicalho, diretor executivo da NTU,destaca que o ônibus colabora com a mobilidade urbana. “Os ônibus ocupam em torno de 20% das viascompartilhadas e transportam cerca 70% a 80% dos passageiros, enquanto os automóveis ocupam70% dessas vias e transportamapenas 20% dos passageiros”, afirma. Esse quadro revela que quanto mais as cidades investirem na utilização dos transportes coletivos, melhor será a fluidez do trânsito.
Além dos benefícios que o ônibus pode oferecer, como sustentabilidade, economia e mobilidade, ele também se mostra um meio de transporte mais seguro se comparado aos veículos de deslocamento individual, como automóveis e motocicletas. Segundo Bicalho, “o índice de acidentes por passageiro com ônibus é, pelo menos, 10 vezes menor do que com automóveis, e dezenas de vezes menor do que com motocicletas, que hoje são as campeãs dos acidentes de trânsito urbano” afirma.
Por conta deste desempenho, os sistemas de ônibus são uma opção de transporte saudável para a sociedade e por isso devem ser aprimorados e incentivados. Por ser uma forma de transporte seguro, os ônibus podem colaborar com o ideal de Zero Acidentes.
Nesse sentido, Marcos Bicalho acredita que o que confere ao ônibus um caráter mais seguro são justamente as exigências e ações realizadas nessa modalidade, tanto voltadas para o próprio transporte quanto para os motoristas. “Os veículos que fazem esse tipo o transporte coletivo de passageiros possuem controles rígidos de velocidade motoristas treinados. É importante investir constantemente na capacitação destes profissionais para que eles venham a contribuir para a maior segurança dos passageiros e para um trânsito urbano mais seguro”, conclui.