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19.12.2019 | Notícias

Nova Área de Escape da BR-376 já salvou 39 vidas

Com menos de um mês da sua inauguração, a nova Área de Escape, no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba-PR,  liberada no dia 14 de novembro, já mostrou a sua importância: “Seis acidentes foram evitados e 39 vidas foram poupadas”, comenta” José Acácio Delmonego Junior, Gerente de Operações da Arteris, na Região Sul. Ele se refere à utilização do novo trecho de segurança por um automóvel, três caminhões e um ônibus com 35  passageiros a bordo em situação de emergência, mesmo antes da área ser aberta oficialmente.

A nova Área de Escape, construída pela Arteris Litoral Sul – uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil – apresenta avanços no projeto da obra similar implantada pela concessionária em 2011 também na BR-376, Km 671 e que que já salvou 234 vidas. ”Estamos avaliando um outro trecho na Serra do Mar para a implantação de mais uma Área de Escape” acrescenta. Segundo ele, a tomada de decisão se baseia em dados estatísticos.

Testes de homologação

Para a homologação da área foram realizados uma série de testes com simulação da entrada de dois caminhões cedidos pela Volvo: uma carreta de seis eixos com carga de 48 toneladas e um caminhão de três eixos com 23 toneladas, em diferentes velocidades. Os testes foram realizados nos dias 11 e 12 de dezembro por pilotos profissionais e acompanhados por engenheiros do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo.  ”Os testes são mais um exercício na busca contínua pela qualidade e segurança. Com a certificação, podemos atestar em documentos o que já comprovamos na prática”, conclui.

A seguir, resumo da entrevista com José Acácio Delmonego Junior, Gerente de Operações da Arteris, na Região Sul:

 

PVST News:  Área de escape é uma iniciativa bastante eficiente e presente nas estradas europeias, mas pouco comum no Brasil. Por quê?

José Acácio Delmonego Junior: No Brasil existem alguns projetos de Áreas de Escape construídas há alguns anos, porém, com as novas Concessões de Rodovias, a partir de 2008, esse dispositivo está sendo ampliado e implantado em rodovias com serras acentuadas.

 

PVST News: Qual o investimento e a complexidade de uma obra na Serra do Mar?

José Acácio: A obra teve um custo de R$ 20 MI, um longo processo de licenciamento ambiental e um grande projeto geotécnico. Houve a necessidade de cortes em seção para podermos encaixar a faixa exclusiva destinada à entrada na área de escape.

 

PVST News: Quais foram os resultados dos testes?

José Acácio: Estamos aguardando a entrega dos relatórios pela USP, porém sabemos que os testes foram além de nossas expectativas. Conseguimos aumentar a velocidade de entrada na Área de Escape em comparação com a homologação da Área de Escape do Km 671. Estamos muito satisfeitos pois tivemos um conjunto (Veículo + carreta) que se comportaram muito bem  em todas vezes que foram submetidos aos esforços necessários.

 

PVST News: Qual a importância do envolvimento dos Engenheiros da Engenharia de Transporte da Universidade de SP?

José Acácio: A USP traz todo seu know-how em excelência de estudos relacionados a Engenharia Mecânica e de Movimentos. Com larga experiência, apoia a Concessionária na tomada de decisões desde a concepção dos projetos até a entrega definitiva da Área de Escape, com o acompanhamento dos testes de uso com carga máxima e diferentes velocidades.

 

PVST News: Existem planos de viabilizar mais obras deste gênero?

José Acácio: Sim, o Governo Federal por meio da ANTT e do Ministério da Infraestrutura estudam a aplicação deste projeto em outras rodovias com as mesmas características de serra da BR 376.

 

PVST News: Como testemunhas da violência do trânsito no País, na sua opinião, qual o maior desafio para reduzir o número de acidentes e vítimas nas rodovias brasileiras?

José Acácio: Acreditamos que deverá haver uma priorização e planejamento de estratégias no âmbito do governo federal para  a segurança viária. Acredito em Políticas Públicas de Governo com foco em Engenharia, Esforço Legal e em seus Condutores.

 

PVST News: Recentemente a Volvo, por meio do PVST lançou o aplicativo Eu Rodo Seguro para alertar os usuários das estradas federais sobre os trechos com maiores índices de acidentes. Qual a importância dessas iniciativas ?

José Acácio: Iniciativas como a do Programa Volvo de Segurança no Trânsito auxiliam os condutores das estradas brasileiras a praticar a direção segura e alertar sobre pontos críticos. É uma ferramenta de gestão importantíssima na redução de acidentes e mortes. É um exemplo de pensar na sociedade e cumprir seu papel como parte do trânsito.

 

José Acacio Delmonego Jr

José Acácio Delmonego Junior, Gerente de Operações da Arteris, na Região Sul

 

Teste área de escape 4

Teste área de escape 5

teste pista de escape 2

teste pista escape 1

 

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