Blog

26.10.2017 | Notícias

Mostra de vídeos publicitários promove debate sobre violência no trânsito

Uma mostra internacional de vídeos publicitários de segurança expõe a violência no trânsito provocada por bebidas alcoólicas, alta velocidade e uso do celular ao volante. Promovida pelo Memorial da Segurança no Transporte, de Curitiba, que está comemorando um ano este mês, a exibição traz mais de 30 vídeos curtos e impactantes feitos no Brasil e em vários países de todos os continentes.

 “Realizada a partir das 18h30 do dia 25, a mostra será seguida por um debate sobre o assunto com especialistas, que discutirão como as campanhas de comunicação podem contribuir para a educação e a mudança de comportamento no trânsito”, afirma Eduardo Giglio, diretor-executivo da Associação Viking, entidade responsável pelo Memorial. Na sequência, a mostra se torna itinerante, percorrendo num ônibus adaptado diferentes locais de grande acesso de pessoas em Curitiba, também gratuitamente. O evento e a itinerância do Cine Segurança conta com o patrocínio da Volvo, por meio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, que está comemorando 30 anos de atividades em prol de um trânsito mais seguro e humano.

“Mesmo tendo sido produzidos em países os mais diversos possíveis, cultural e economicamente, os vídeos têm uma linguagem universal, mostrando como o comportamento inadequado das pessoas nos veículos é o principal causador de acidentes”, diz Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito), iniciativa da empresa que também é patrocinadora do Memorial.

Os filmes apontam antigos e conhecidos vilões do comportamento no trânsito, como a associação de bebida alcoólica e direção, assim como dirigir em velocidade acima da permitida pela lei. E revelam ainda como novas condutas no trânsito podem ser tão ou mais prejudiciais que o álcool e a alta velocidade: o uso do celular nos veículos. As produções são impressionantes e mostram os acidentes para impactar os espectadores. Além de produções brasileiras, os vídeos são da China, Estados Unidos, França, Espanha, Eslovênia, Noruega, Argentina e de uma série de outros países.

 

Especialistas

Logo após a exibição dos vídeos, o memorial abre o debate, que será mediado por J. Pedro Correa, consultor do PVST e um dos maiores especialistas em segurança no trânsito do Brasil. Ele conversará sobre o tema com Mário Negrão, psicanalista e especialista em terapia comportamental cognitiva; Celso Alves Mariano, especialista  multidisciplinar em trânsito e diretor do Portal do Trânsito; José Dionísio Rodrigues, publicitário e diretor do Grupo OM Comunicação Integrada; e Letícia Carol Weis, psicóloga e mestranda em Psicologia do Trânsito.

O Memorial é um projeto da Associação, patrocinado pela Volvo do Brasil e pela Volvo Financial Services, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 Veja um dos vídeos da mostra acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NFPM2for8ak

Roteiro da mostra itinerante de vídeos de segurança no trânsito:

 - Boca Maldita, dia 28/10 – Das 9 horas às 15 horas

- Praça Rui Barbosa, dias 30 e 31/10 – Das 10 às 19 horas

- Estacionamento principal do Parque Barigui, dias 4 e 5/11 – Das 10 às 18 horas

 

DEIXE UM COMENTÁRIO