Blog

20.06.2017 | Notícias

Mercotrans, cultura do Zero Acidentes na prática

 A Mercotrans Transportes e Logística nasceu em 1994, como uma empresa familiar. Hoje, a transportadora é coligada à Coremal, do Grupo mexicano Potchteca, prestando serviço em todo o território nacional.

mercotrans

Com matriz em Recife (PE) e filais em Cotia (SP),Simões Filho (BA) e Fortaleza (CE), a Mercotrans é dedicada ao transporte rodoviário de produtos químicos perigosos e não perigosos, cargas graneis sólidas e líquidas e cargas embaladas.  “Com um transporte tão delicado e vulnerável, seria quase impossível não pensarmos na segurança dos nossos motoristas, da carga e do meio ambiente”, destacaDanielle Silva, coordenadora da Qualidade.

Com ações bem estruturadas, a Mercotrans jamais teve qualquer registro de acidentes fatais, ou com feridos ou com desastres ambientais. A empresa tem registradas atualmente 500 rotas. “A meta da empresa sempre foi o Acidente Zero, para isso além do cumprimento de todas as leis existentes, também contamos com uma serie de práticas e rotinas de segurança”, acrescenta Danielle.

Dos atuais 75 funcionários, 54 motoristas são motoristas. Já na admissão, os motoristas são apresentados à cultura de segurança da companhia. Depois, convivem com reciclagens a cada seis meses e reuniões operacionais, tanto nos retornos de viagens quanto programadas quinzenal e/ou mensalmente. Além disso, participam de campanhas internas sobre o tema segurança e outros que envolvem o segmento onde atuam. “Também fazemos questão de aderir a campanhas e ações externas, como a Olho Vivo nas Estradas (da Associação Brasileira da Indústria Química), o Movimento Maio Amarelo e o Programa Na Mão Certa (da Childhood Brasil).

A empresa conta ainda com uma política de premiação baseada na segurança da condução do veículo/comportamento do motorista. “Podemos afirmar que os ganhos com essa cultura da segurança nas estradas são inúmeros. A começar pela própria imagem da companhia no mercado, que atrai excelentes profissionais; não possuir multas ou pendências junto a órgãos ambientais ou, até mesmo, passivo ambiental; a produtividade alta, por termos o quadro funcional completo, sem falta por questão de INSS por acidente de trabalho; a liberação de licenças/autorizações obrigatórias por órgãos do governo sem questões impeditivas e a renovação de contratos comerciais, entre tantos outros benefícios”, conclui a coordenadora da Qualidade.

A Mercotrans conta com uma frota de 88 veículos, percorrendo 500 diferentes rotas.  Das nove classes existentes de produtos em seu segmento de atuação, não trabalha apenas com três: radioativos, explosivos e gases. É uma empresa certificada pelo Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

 

DEIXE UM COMENTÁRIO